Lojas Riachuelo troca infraestrutura de rede em 305 lojas

0

As Lojas Riachuelo, rede de lojas de departamento brasileira pertencente ao Grupo Guararapes Confecções, espera melhorar ainda mais seu desempenho em 2018, e planeja inaugurar cerca de 12 novas lojas este ano. Como parte dessa estratégia, também está aperfeiçoar a experiência dos clientes nas 305 unidades distribuídas em todo o Brasil.

Para seguir esse ritmo de expansão, mantendo a qualidade dos produtos e serviços, ao mesmo tempo em que reduz custos, a empresa decidiu apostar em um projeto desenvolvido pela Dimension Data – empresa global de soluções e serviços de TI – que envolve a implantação e o gerenciamento da solução Cisco Meraki.

Parte do portfólio da fabricante Cisco, da qual a Dimension Data é uma das principais parceiras globais, a Meraki possui soluções completas de Wireless, Switching, SD-Wan, Firewall, câmeras de vídeio vigilância, entre outros. Todos esses dispositivos são gerenciados por uma plataforma totalmente baseada na nuvem, oferecendo assim maior visibilidade e controle da gestão da rede, o que agiliza inaugurações de lojas e facilita qualquer manutenção ou configuração, eliminando custos operacionais.

Segundo Marcos Sato, gerente de infraestrutura das Lojas Riachuelo, o modelo flexível de aquisição da tecnologia Cisco Meraki como serviço oferecido pela Dimension Data neste projeto foi um dos motivos que levaram à escolha da solução. "Ao adquirir o produto como serviço, eliminamos a necessidade de nos preocuparmos com cada uma das licenças de maneira individual, uma vez que elas foram inclusas no pacote. Além disso, o custo mensal pago às operadoras, para a prestação dos serviços referentes aos links ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) compatíveis com o Cisco Meraki também é menor se comparado à tecnologia legada com links MPLS (Multi-Protocol Label Switching) utilizados anteriormente", diz ele ressaltando que "os gastos foram reduzidos em 25 %".

Sato comenta outras vantagens trazidas pelo Meraki. "A solução permite utilizar ambos os links contratados simultaneamente, o que possibilita, em caso de indisponibilidade, que o tráfego seja todo redirecionado para um único link, sem impacto em nosso ambiente. Ela também apresenta tecnologia de ponta que engloba uma série de recursos robustos e completos, inclusive em segurança, como a gestão do controle de acesso ao Wi-Fi e bloqueio de sites, que estamos implantando no momento".

Outro benefício conquistado foi a otimização do uso de banda de Internet. "É possível fazer uma análise sobre o que priorizar no tráfego da rede, evitando congestionamentos desnecessários. A capacidade da banda também aumentou, possibilitando a implantação de tecnologias essenciais para a adoção da transformação digital, como Office 365, e ferramentas de colaboração e de aumento da produtividade, o que, sem dúvida, representará um diferencial competitivo para nos destacar no mercado".

Aplicações internas também foram impactadas pelo aumento da capacidade de banda, tais como a Universidade da Moda, que oferece virtualmente aos colaboradores da varejista diversos vídeos de treinamentos. "Antes, esses vídeos dividiam espaço na banda com as operações de cartão, o que causava lentidão e restringia o acesso à Universidade somente em horários de menor fluxo. Com a substituição dos links antigos para o Cisco Meraki, a performance aumentou e os treinamentos podem ser feitos com maior flexibilidade de horários, sem sobrecarregar a rede", explica.

O executivo das Lojas Riachuelo afirma que o trabalho desenvolvido pela Dimension Data tem sido fundamental para o sucesso do projeto. "Além de implantar a solução, ela realiza o monitoramento da solução Cisco Meraki e gerencia, 24/7, a disponibilidade e a performance dos links. Dessa forma, pudemos liberar funcionários que eram dedicados a essas tarefas operacionais para atividades de inteligência, mais relacionadas ao core business da empresa".

A garantia de escalabilidade oferecida pela estrutura global e local da Dimension Data é citada pelo gerente como um ponto forte. "Nossos planos de expansão são agressivos, e saber que podemos contar com um parceiro pronto para atender às nossas necessidades futuras é primordial", diz ele, destacando a equipe da integradora: "Os profissionais têm alto conhecimento técnico e estão sempre prontos para dialogar e entender as demandas específicas do nosso negócio".

Para o futuro, Sato espera ampliar a parceria. "Temos diversos projetos nos quais a Dimension Data será envolvida, entre eles estão iniciativas para aperfeiçoar o atendimento aos clientes e melhorar ainda mais sua experiência de compra em toda a rede das Lojas Riachuelo", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.