Parceiros do Viber querem usar Grupos Abertos como app de segunda tela

0

O aplicativo de mensagens over-the-top (OTT) Viber lançou nesta terça-feira, 26, o Grupos Abertos, que permite que empresas (e até usuários) criem grupos que possam ser seguidos por qualquer pessoa. A iniciativa tem como principal modelo de negócios a parceria com companhias produtoras de conteúdo, com a ideia de utilizar o app para promover ações e, em especial, recurso de segunda tela.

A ideia é permitir um recurso de interação com usuários, bem como promover conteúdo para públicos específicos. "É a experiência de segunda tela, o ao vivo vai acontecer de verdade e terá real-time marketing", garante o diretor geral do Viber no Brasil, Luiz Eduardo Barros.

Os produtores audiovisuais estão apostando na novidade. A programadora A+E Networks, dona dos canais A&E, History, e Lifetime no Brasil, quer ampliar a experiência que já possui com redes sociais, como Facebook e Twitter. "Temos visto um resultado fantástico, crescimento de canais, eles vão totalmente ao encontro do crescimento das plataformas", informou o diretor de marketing digital da A+E, Caio Fochetto. O objetivo é fortalecer as marcas com os fãs, mantendo a dinâmica de app de segunda tela em um novo canal de comunicação "mais direto e sem ruído". "Queremos aumentar a comunicação – no caso do (canal) History, com aliens", brinca Fochetto.

A programadora prometeu ainda o lançamento do canal H2 (History 2) no Brasil em dois meses. "Em outubro vamos lançar o H2, que é uma extensão do History, com muito que os saudosos pedem (de conteúdo), afirma a diretora de marketing dos canais da empresa, Maria Vianna Maligo.

Já o Esporte Interativo formará quatro grupos: o principal, com o nome do canal, levará jornalistas e apresentadores para falar sobre programação em geral. O segundo será especializado na liga de futebol americano, NFL, voltado ao público "de nicho", segundo o diretor e apresentador da empresa, Fábio Medeiros. "Não adianta falar sobre NFL para quem não entende", justifica.

Outros dois grupos são destinados à liga de luta livre WWE (nos moldes dos antigos programas Telecatch) e aos campeonatos de MMA, cujo grupo será batizado de Nocaute. "Já pensamos até em stickers", diz Medeiros, referindo-se ao recurso de adesivos virtuais do Viber.

Portais de entretenimento

Entre as empresas anunciadas como parceira está o Omelete, site de entretenimento brasileiro há mais de 14 anos no ar. O editor e diretor do site, Marcelo Forlani, diz que acredita na nova plataforma. "Todos os dias, os editores estarão online para conversar com leitores que assinarem o grupo", diz. A ideia é trazer também a cobertura de eventos. "A gente não vê como apenas gastando o nosso tempo". Trata-se, na verdade, da primeira grande investida em mobile da empresa, que em breve também terá o site reformulado e contará com aplicativo para smartphone e tablet. O Omelete deverá ainda promover o conteúdo de séries próprias com o novo recurso no Viber.

O blog Não Salvo também disponibilizará grupos abertos, com publicações diárias e "real time com a TV", como explicou o criador do site, Maurício Cid. Também é uma aposta na plataforma móvel: o site tem 27 milhões de acessos mensais, sendo 500 mil diários, mas o acesso em aplicativos é bem mais modesto. São 28 mil acessos no Vine, 21 mil no Snapchat e 115 mil no Instagram, além do Facebook (2,2 milhões) e Twitter (400 mil). A ideia é usar o Viber para poder entrar em contato com os leitores "fiéis" de maneira mais dinâmica. "O Twitter é muito bagunçado, para acompanhar (as premiações) Emmy ou Grammy, é complicado", diz Cid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.