Pesquisa Cars Online no Brasil mostra novas tendências de compras dos consumidores

0

Caso uma das gigantes de tecnologia como Google ou Apple lançasse um carro no mercado brasileiro, a maioria dos consumidores locais, algo como 67% deles, trocaria sua marca atual e tradicional pela novidade. Este é apenas um dos números interessantes revelados na 17a edição da pesquisa Cars Online Report, da Capgemini, chamada de "Beyond the Car", realizada globalmente com mais de 8 mil entrevistados, dos quais 1.005 deles brasileiros pela Capgemini, um dos líderes globais em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital.

Conheça as tendências da pesquisa:

-O forte papel das redes sociais na compra de automóveis no Brasil pode ser medido pela influência de comentários positivos nas redes, algo como 71% o observam com ênfase – 36% acham a influência "muito provável" e outros 35% admitem que é "bem provável".

-Enquanto no mundo 57% dos entrevistados admitem que comprariam um carro de uma empresa de tecnologia como Google e Apple, esse número chega aqui aos 67%.

-56% dos consumidores brasileiros consideram que os serviços de aplicativos são complementares a compra de um automóvel novo – exatamente como acontece no mundo.

-Outros 37% preferem opções de serviços de compartilhamento de viagens e de transportes solicitados por dispositivos móveis a comprar um carro.

-Os brasileiros acreditam nos veículos autônomos, 88% dos consultados por aqui tem esse desejo exposto na pesquisa.

-Entre as motivações citadas pelos brasileiros para acreditar nos carros autônomos: 58% deles espera ter menos estresse – o maior índice dentre todos os oito países pesquisados – e 56% pelo aumento da segurança e risco reduzido, algo bem abaixo dos 72% verificados em outros mercados emergentes.

-Na outra ponta,  apenas 33% quer ter mais tempo para se dedicar a outros assuntos, como a família, enquanto outros 33% apontam como motivação o fato de chegar mais rápido ao seu destino, economizando tempo.

-A cibersegurança passa a ser uma preocupação de destaque, tanto é verdade que 68% dos consumidores do Brasil a veem como protagonista na hora de uma futura compra.

-Perguntados sobre o compartilhamento de informações, 34% dos donos de carros em nosso país admitem o compartilhamento de informações caso conseguissem algum incentivo ou serviço, enquanto algo como 31% o fariam de forma anônima para fins de pesquisa ou estatística e outros 25% não teriam restrições com relação ao uso.

O relatório anual da Capgemini revelou o comportamento e as expectativas dos consumidores em todo o ciclo de vida da compra de automóveis. E o Cars Online também cobriu as opiniões dos clientes com relação à inovação como nas questões dos veículos conectados, da condução autônoma e dos serviços de mobilidade alternativos. Todos os entrevistados, por sinal, consideraram a possibilidade de compra ou locação de automóveis dentro do período de um ano. A edição atual contou com a participação de mais de 8 mil consumidores do Brasil, Alemanha, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Reino Unido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.