O Google anunciou na quarta-feira (31/1) os resultados financeiros do quarto trimestre de 2006. O lucro líquido no período foi de US$ 1,03 bilhão, ou US$ 3,29 por ação, comparado com os US$ 372 milhões, ou US$ 1,22 por ação, no mesmo trimestre do ano anterior. A receita do Google aumentou 67%, para US$ 3,21 bilhões.
Embora o crescimento tenha superado as estimativas dos analistas de Wall Street, que previam um avanço de 64%, ou seja, uma receita de 3,14 bilhões, as ações do Google nesta quinta-feira (1/2) tiveram queda de mais de 3%, já que os investidores tinham expectativas de uma alta mais acentuada.
Mas não foi apenas esse o revés sofrido pela empresa nesta quinta. O Google também perdeu o direito de registrar a marca Gmail em países da Europa. A decisão foi tomada pelo OHIM, órgão regulador responsável pelos registros de marcas na União Européia, que rejeitou o apelo da companhia para poder usar o marca, pertencente à Giersch, uma venture capital alemã.
O Gmail é o nome de um serviço postal da companhia alemã, utilizado como uma alternativa aos correios no país. A Giersch, que detém o registro gmail.de há seis anos, vem protestando no órgão europeu desde que o Google criou seu serviço de correio eletrônico, em 2004.
No ano passado, a corte da cidade de Hamburg deu ganho de causa em todas as instâncias recorridas à empresa alemã. O Google foi obrigado a remover todas as referências do Gmail em seu domínio google.de. A Giersch também tem ações semelhantes em outros países em que atua com a marca como Suíça, Noruega e Mônaco.
Esse é o segundo problema que o Google enfrenta na Europa nos últimos dias. Na semana passada, a empresa teve seu domínio alemão google.de ?roubado? por ter esquecido de renovar seu registro.