A empresa espanhola Mossec, especializada em proteção aos dados em PDAs, celulares e smartphones, acaba de iniciar operações no Brasil. A chegada ao país tem como estratégia abocanhar uma fatia expressiva do mercado de telefones celulares de alto padrão, avaliado pela empresa em cerca de 6 milhões de aparelhos. A Mossec vai comercializar suas soluções de controle de acesso e segurança a dispositivos móveis, tais como invasões, vírus, abertura da conexão Bluetooth com outros aparelhos, realização de chamadas ocultas e interceptação de mensagens SMS e e-mail.
O pacote de aplicativos da empresa inclui quatro programas principais. O mLock, que permite que o usuário trave o seu dispositivo e, em um caso extremo ? como na perda ou roubo do aparelho ? faz com que os dados contidos nele sejam destruídos; o mApplications, para que os usuários tenham acesso apenas aos aplicativos realmente necessários, sendo útil no caso de empresas que fornecem esse tipo de dispositivo aos seus funcionários. Outro aplicativo é o mCrypt, que criptografa os dados utilizados em um nível físico, prevenindo perdas e roubos de dados; e, por fim, o mVPN, que garante o acesso seguro às redes corporativas através dos dispositivos móveis.
?O Brasil é um dos principais mercados mundiais e decidimos iniciar nossas operações aqui devido às expectativas que temos para o futuro e às nossas boas relações no país?, afirma Juan Santesmases, CEO da Mossec, ao citar um estudo da Business Monitor, o qual prevê que o número de aparelhos celulares no Brasil deve corresponder ao triplo da quantidade de telefones fixos até 2010.
Segundo Orlando Rodrigues, da Mossec Brasil, a empresa espera fechar 2007 com, pelo menos, um contrato com uma operadora de celulares e ter suas soluções adotadas em, aproximadamente, 50 mil aparelhos móveis, incluindo PDAs e celulares. Em termos mundiais, a empresa prevê faturar neste ano cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais o Brasil deve responder por 15%. ?A Mossec planeja criar um sistema de distribuição via canal no país, com um caráter bastante comercial. Esses revendedores também serão treinados para fornecer suporte após a venda do produto?, explica Rodrigues.