Publicidade
Início Comunicações Mobile Google remove 700 mil aplicativos mal-intencionados da Play Store em 2017

Google remove 700 mil aplicativos mal-intencionados da Play Store em 2017

0
Publicidade

As inúmeras medidas de segurança do Google projetadas para evitar que aplicativos mal-intencionados atinjam usuários do Android levaram à remoção de mais de 700 mil aplicativos da Google Play Store em 2017.

Esse é um aumento de 70% em relação às remoções totais em 2016. “Não só removemos mais aplicativos ruins, fomos capazes de identificar e agir contra eles mais cedo”, explica o gerente de produto do Google Play, Andrew Ahn, em uma postagem no blog. “99 por cento dos aplicativos com conteúdo abusivo foram identificados e rejeitados antes que alguém pudesse instalá-los”.

O Google atribui esse resultado à sua melhor capacidade de detectar abusos “através de novos modelos e técnicas de aprendizado de máquinas”.

Os aplicativos Copycat projetados para se assemelhar a memes populares continuam sendo um método contínuo de tentar enganar usuários. O Google retirou mais de 250 mil desses aplicativos no ano passado. A empresa também diz que manteve “dezenas de milhares” de aplicativos com conteúdo inapropriado (pornografia, violência extrema, ódio e atividades ilegais) fora da Play Store. O aprendizado de máquina desempenhou um papel fundamental para ajudar os críticos humanos a se manterem atentos para aplicativos ruins e desenvolvedores mal-intencionados.

“Aplicações potencialmente prejudiciais” (PHAs) são aplicativos que tentam falsificar informações pessoais dos usuários, atuar como um cavalo de tróia por malware, ou comprometer a fraude de SMS disparando textos sem o conhecimento de um usuário. “Embora pequenos em volume, as PHAs representam uma ameaça para os usuários do Android e investimos fortemente para mantê-los fora da Play Store”, disse Ahn.

No ano passado, a Google colocou todas as suas tecnologias de detecção de malware sob o guarda-chuva do Google Play Protect. O sistema operacional Android executa automaticamente varreduras em aplicativos instalados para buscar qualquer coisa que esteja fora de lugar, e os usuários também podem ativar manualmente as varreduras de seus smartphones Android diretamente na seção de atualizações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile