Publicidade
Início Blogueria Novas tecnologias e um novo sentido para os negócios

Novas tecnologias e um novo sentido para os negócios

0
Publicidade

Em 2018, muito se falou em transformação digital que incluiu: Inteligência Artificial (IA), passando por machine learning (ML), nuvem híbrida, blockchain e chegando na Internet das Coisas (IoT). E esse papo, felizmente, não vai parar por aqui. Ao longo deste ano veremos o assunto tomar um rumo mais definido, com menos destaque para o que são as tecnologias e mais em como elas serão aplicadas para gerar maior impacto nos negócios. Em 2019, três importantes tópicos devem impulsionar o sucesso dos negócios:

Mashups de tecnologia 

As tecnologias que estão recebendo maior atenção nos dias de hoje – seja IoT, AI ou blockchain – sem dúvida abrirão novas portas, mas a real transformação virá a partir das demandas dos clientes, que forçarão a integração dessas mesmas tecnologias para criar novos recursos que ainda não foram imaginados.

Da mesma forma que a nossa realidade atual foi ativada por tecnologias e plataformas móveis e na nuvem, a convergência de blockchain, IoT e grid computing pode transformar a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos.

Na raiz desses casamentos tecnológicos estarão os desejos dos clientes por mais flexibilidade, independente de fornecedor ou plataforma, com experiências simples e contínuas. Esse impulso incentiva parcerias entre concorrentes para reduzir a complexidade resultante da integração de tecnologias novas e diferentes, trazendo como grandes desafios a cibersegurança e a proteção de dados.

Machine learning e desenvolvimento de equipe

As empresas estão começando a perceber que todos esses dados recém-descobertos podem impactar o sucesso dos negócios – desde ajudá-los a entender melhor seus clientes até a criação de novos fluxos de receita com base em métricas de valor. Mas primeiro, as organizações precisam entender todos os dados que possui e qual é seu valor potencial.

Em parte, o valor dos dados é realizado através do poder humano. A inteligência artificial e o machine learning serão fundamentais em 2019. Há uma necessidade crítica de investir em cientistas de dados que compreendam e saibam como gerenciar, alavancar e monetizar ao longo do caminho. Mas também há a necessidade de investir em energia da máquina.

Além da análise de dados, o gerenciamento de desempenho também entra em ação. As tecnologias digitais oferecem visibilidade do desempenho de cada aplicação e reconhecem os erros de forma mais rápida, permitindo que problemas de tráfego ou rede sejam solucionados antes de afetar os usuários, e detectar invasões antes que os danos possam ser causados.

Novas decisões de negócios

A evolução das parcerias entre fornecedores, a interoperabilidade entre tecnologias e as relações entre empresas e seus clientes criarão novas práticas de negócios.

Do ponto de vista estratégico, as empresas devem compartilhar informações que geralmente mantêm em sigilo sobre novos produtos. Quando pensavam em longo prazo, as empresas tinham receio de dar pistas sobre o que estava por vir e, com isso, causar desinteresse dos clientes pela oferta atual. Mas agora, na era da nuvem, compartilhar a visão de futuro se tornou uma vantagem competitiva, que permite aos clientes pensar no futuro e planejar esta adoção de novos recursos.

Agora é o momento em que as tecnologias das quais falamos tanto nos últimos anos finalmente começam a ter um impacto real. Seja em 5G, nuvem híbrida ou inteligência artificial, elas estão atingindo um ponto de maturidade onde a adoção começará a fazer sentido. Da mesma forma, os recursos que estão sendo liberados por meio de dispositivos, painéis de monitoramento de desempenho ou outras métricas ajudarão as empresas a melhorar toda a operação e não apenas em eficiência e produtividade.

E é por esses motivos que damos as boas-vindas ao ano de 2019 e recebemos de braços abertos as novidades que permitirão às empresas explorar novas modelos e novas formas de fazer negócios e atendendo as maiores necessidades dos clientes ao longo do caminho.

Rosano Moraes, vice-presidente de Vendas da Riverbed para a América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile