Publicidade
Início Blogueria Quais as perspectivas de investimentos para transformação digital em 2019?

Quais as perspectivas de investimentos para transformação digital em 2019?

0
Publicidade

2018 foi um ano em que o mercado ficou um pouco retraído, grandes investimentos não foram feitos e alta do dólar, instabilidade política, incertezas, colaboraram para que de certa forma esse cenário de paralização perpetuasse. Porém, 2019 chega com boas perspectivas para a área de TI.  O Gartner aponta para uma diversidade de tendências, como IOT, inteligência artificial, tecnologias imersivas e ética e privacidade digital, que trarão impactos significativos para a sociedade nesse ano, demonstrando que os investimentos em Transformação Digital vão estar em alta. Projetos visando iniciativas tecnológicas e novos paradigmas de mercado serão impulsionados ainda mais a partir deste ano.

O novo cenário político também ajuda, pois, na medida em que a economia for destravando, será natural que o mercado de TI, principalmente no tocante a serviços e soluções, volte a crescer. A expectativa para 2019 é que o novo governo consiga dar tranquilidade para que os investimentos sejam retomados. Há também uma enorme transformação no mercado acontecendo e as empresas precisam acompanhar tudo isso.

Mas será que as organizações estão tecnologicamente preparadas para acompanhar esse crescimento?  A resposta é que algumas sim e outras não. Nos últimos anos, diversas empresas mantiveram suas infraestruturas de TI ou estão com elas obsoletas. Embora em um primeiro momento esse cenário tecnológico pareça e até seja suficiente, não significa que seus negócios expandirem 10% ou 15%, por exemplo, ela estará amparada, afinal ela vai sim consumir mais; os problemas de armazenamento de dados vão surgir; bem como a telefonia tornar-se-á cada vez mais missão crítica. Não se esquecendo da transformação digital, nova lei de proteção, máquinas conversando com máquinas, entre outros aspectos que exigem atualização. Tudo isso, aliado a premissa de aumento de produtividade e de competitividade, demandam mudanças em caráter emergencial.

Mas, levando em consideração que tecnologia não é o core business de quem precisa transformar sua infraestrutura de TI, fica ainda mais complicado identificar em que estágio da curva de maturidade encontra-se ou mesmo qual o melhor caminho a seguir. O melhor é priorizar o Capex ou o Opex? Deixar tudo dentro de casa, levar para uma cloud pública, privada ou híbrida?

Segundo o IDC, até 2022, 80% das empresas vão estar em cloud, mas no Brasil talvez possamos esperar que essa velocidade seja um pouco mais lenta. Em minha opinião, não sei se daqui cinco anos chegaremos a essa marca dos 80%, mas que esse é um caminho gradativo e sem volta, não tenha dúvida. Não acho que exista o radical, não acho que tudo tenha que estar na nuvem ou que alguém deva ter uma infra 100% on premise. Isso varia muito dependendo da sua mentalidade, da necessidade, da maturidade, de como ele vai consumir essa TI, entre outros pontos. E só quem está no dia a dia, é especializado, conduz de maneira menos dolorosa toda essa transformação. O ponto principal é contar com empresas que apoiem nessa jornada e saibam dizer como evoluir de um ponto ao outro. E o que mais chama a atenção e faz diferença nesse mercado é a capacidade de dar opções para o cliente consumir, inclusive a infraestrutura de TI, de acordo com a necessidade, com seu tipo de negócios, com as diretrizes corporativas, entre outros pontos específicos.

Já estamos vivendo uma revolução. A forma de vender e consumir TI tem mudado consideravelmente. Em suma, os orçamentos de TI para 2019 também refletem em investimentos crescentes com recursos para apoiar novas iniciativas de negócios e de transformação digital. 2019 será, portanto, de aprimorar o uso de tecnologias que ajudam as empresas a estarem preparada para tendências como transformação digital, data center transformation e everything as a service.

Silnei Kravaski, diretor Executivo da Planus Cloud, Networking & Services.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile