Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Relatório: mais da metade dos softwares para PC estão desatualizados

Relatório: mais da metade dos softwares para PC estão desatualizados

0
Publicidade

A Avast revelou que mais da metade (55%) dos aplicativos instalados em PCs no mundo todo estão desatualizados, tornando os usuários de PC e seus dados sigilosos vulneráveis a riscos de segurança. O Relatório de Tendências de PC 2019 da Avast apontou que os usuários estão se tornando vulneráveis aos cibercriminosos, pois não implementam patches de segurança e mantêm versões desatualizadas de aplicativos populares em seus PCs. Dentre os aplicativos com atualizações negligenciadas com mais frequência, estão: Adobe Shockwave (96%), VLC Media Player (94%) e Skype (94%).

O relatório, que usa dados anônimos de 163 milhões de dispositivos de todo o mundo, também destacou que o Windows 10 está instalado em 40% dos PCs, aproximando-se rapidamente dos 43% do Windows 7. No entanto, 15% de todos os usuários do Windows 7 e 9% de todos os usuários do Windows 10, globalmente, estão executando versões antigas e não mais suportadas de seus produtos como, por exemplo, a versão do Windows 7 Release to Manufacturing de 2009 ou o Windows 10 Spring Creators Update do início de 2017. A execução de sistemas operacionais desatualizados coloca os usuários em risco de vulnerabilidades e de outros problemas significativos com relação à segurança.

“A maioria de nós substitui o smartphone regularmente, mas não podemos dizer o mesmo para os nossos computadores. Agora, que a idade média do PC está em torno dos seis anos, precisamos fazer mais para garantir que os nossos dispositivos não estejam com risco desnecessário”, disse Ondrej Vlcek, presidente da Avast. “Com os cuidados certos para limpar o interior do hardware, utilizando produtos específicos para limpeza, otimização e segurança, os PCs estarão seguros e confiáveis por muito mais tempo”.

Mais do que nunca, as pessoas estão optando por laptops, tablets e PCs 2-em-1 que executam Windows. No entanto, os desktops não são de forma alguma obsoletos, 67% dos usuários estão escolhendo laptops e tablets para que possam trabalhar, navegar e enviar dados onde quer que estejam, e essa tendência provavelmente continuará em 2019. A mudança para os PCs móveis também se reflete na maioria dos aplicativos instalados. O Google Chrome subiu para o topo da lista em 2018, aumentando sua participação em instalações de 79% para 91% nos últimos 12 meses.

O Adobe Acrobat Reader (60%) é o segundo mais popular, seguido pelo WinRAR (48%), pelo Microsoft Office (45%) e pelo Mozilla Firefox (42%). Embora o quarto aplicativo mais usado no mundo seja o Microsoft Office, esse também é um dos mais desatualizados. Globalmente, 15% dos usuários ainda têm a versão Enterprise 2007 instalada, mesmo que a Microsoft não emita mais patches de segurança ou faça correções de bugs para esse produto.

O Relatório descreve ainda as marcas mais populares de PC, CPUs, tamanho de RAM e discos rígidos:

?   As cinco principais marcas de PC: as marcas de PC mais comuns no mundo todo são: HP, Acer, Asus, Lenovo e Dell.

?    A maioria das CPUs ainda é dual-core, com 74% funcionando com dois núcleos físicos, sendo que apenas 20% possuem um sistema quad-core.

?    RAM: o tamanho de RAM mais popular é de quatro GB, o qual é suficiente para a maioria dos aplicativos do dia-a-dia.

?    HDD vs. SSD: apenas 15% dos usuários possuem um SSD rápido, o restante dos usuários permanece com HDD ou com uma solução combinada de HDD/SSD.

Metodologia

Os principais dados usados neste relatório foram coletados por meio do Automatic Software Updater, um recurso incluído nos softwares de segurança Avast e AVG que consiste em conjuntos de dados anônimos provenientes de um total de 163 milhões de dispositivos. A partir de uma combinação de dados reais e estatísticas globais da Statista e de outras fontes, este relatório é capaz de fornecer uma visão das condições do PC em 2018.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile