Kaspersky identifica nova técnica para envio phishing por SMS

0
125

Cibercriminosos encontraram uma nova técnica para disseminar ataques de phishing por SMS. O recurso identificado pela equipe de investigação e análise da Kaspersky consiste em pequenas mudanças na escrita das mensagens, para evitar os filtros de bloqueio das operadoras de telefonia.

Duas campanhas recentes encontradas pela Kaspersky estão usando a técnica para espalhar mensagens fraudulentas e usam nomes de grandes bancos nacionais. Nessas mensagens, os hackers substituem o espaço entre as palavras pelos caracteres sublinhado (_) ou ponto (.), e trocam letras como o "i" por "l", pois visualmente a diferença é mínima. Dessa forma, conseguem que o SMS malicioso passe pelo filtro das operadoras e cheguem aos destinatários – e alvos dos golpes (ver abaixo).

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, explica que o objetivo dos golpes é obter dados de cartões, credenciais bancárias e número do PIX de clientes. Com essas informações, os criminosos podem cometer fraudes usando os dados das vítimas – é o phishing financeiro tradicional.

Deixe seu comentário