Semantix adquire LinkAPI em transação de R$ 100 milhões

0

A Semantix, empresa brasileira desenvolvedora e fornecedora de plataforma de dados com foco em big data, analytics e inteligência artificial, anuncia a aquisição da LinkAPI, a maior plataforma de integração e gestão de APIs da América Latina. Com o valor de investimento superior a 100 milhões de reais, essa é a maior aquisição da história da Semantix que possui uma estratégia dinâmica de M&A (Merger e Acquisions, em português, Fusões e Aquisições), demonstrando o interesse em novas aquisições ainda em 2021.

Para Thiago Lima, fundador da LinkAPI e novo CTO da Semantix, essa aquisição vai impulsionar a expansão da Semantix no cenário internacional. "Vou continuar à frente da LinkAPI e meu time será todo mantido. Juntos vamos entregar uma solução única que vai revolucionar o mercado de dados. Será possível criar uma infraestrutura de Big Data, coletar dados de qualquer fonte e criar algoritmos de inteligência artificial, tudo isso em uma jornada única e integrada. Com isso, qualquer empresa terá a possibilidade de transformar dados em inteligência de negócio. Vamos somar tecnologias, parcerias, clientes e cultura rumo a um propósito único de marcar a história da tecnologia no Brasil e no mundo", comemora Lima.

Desde 2017 no mercado, a LinkAPI através da sua plataforma faz integração e gestão de APIs, e sua atuação já internacional, atende atualmente clientes em 15 países. Ela conta com uma carteira de cerca de 150 clientes, sendo responsável por 5 bilhões de integrações por mês.

De acordo com CEO da Semantix, os motivos principais para essa aquisição são três: complementar o portfólio e prover ofertas de dados fim a fim; internacionalizar a companhia para atuação mais intensa na Europa e Américas e acelerar a penetração da companhia com soluções de Business Performance.

Outra estratégia de crescimento é apostar em novas verticais como, por exemplo, de agronegócios, mercado que representa cerca de 60% do PIB nacional. Com as plataformas de conexão de dados e a chegada da tecnologia 5G, esse setor deve passar por um processo de transformação digital, pois tem uma necessidade crescente de conectividade, acessibilidade, IoT e IA.

Segundo a empresa, a aquisição acelera seu objetivo de internacionalização, porque as duas companhias, de forma conjunta, já vão iniciar a atuação em mais de 20 países. Não existe hoje no Brasil uma empresa que ofereça plataforma de dados tão ampla e com a integração completa de APIs.

Além de complementar o portfólio de soluções da Semantix, a LinkAPI foi escolhida por ser uma companhia com grande alinhamento em vários quesitos, como o propósito semelhante, a sinergia tecnológica e a saúde financeira, processo que levou seis meses para ser concluído.

Em 2020, a Semantix registrou crescimento de 80% nas vendas, atingindo a marca em vendas realizadas num valor superior a R$ 200 milhões. Neste ano, a empresa planeja crescer organicamente, acima de 50%. Com a aquisição, a companhia possui hoje 450 profissionais com previsão de superar 500 pessoas até o final deste ano, uma vez que existem 70 vagas em aberto atualmente. Dentre os centenas de clientes, destacam-se nomes como: Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.