Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) IDC Brasil: nova diretoria e expansão para a América Latina

IDC Brasil: nova diretoria e expansão para a América Latina

0
Publicidade

A reestruturação surge a partir da necessidade de aprimorar as práticas da companhia, atendendo novos requerimentos do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que passou por uma intensa transformação no último biênio e deve seguir sendo impactado ao longo dos próximos anos. Entre os principais pilares do atual momento do setor, destacam-se novas formas de fazer negócios e de se relacionar com clientes; a integração de tecnologias e arquiteturas, como a chegada do 5G e atualizações no core das redes; o surgimento de outras classes de serviços, produtos e parceiros de negócios; a escassez global de componentes eletrônicos; um mundo cada vez mais digital e conectado, e a crescente preocupação com a segurança de dados e informações.

A primeira grande mudança está na promoção de Luciano Ramos à função de Country Manager da IDC Brasil, ocupando a vaga que era de Denis Arcieri, que assumiu a vice-presidência de vendas LATAM em fevereiro de 2022. O executivo está na IDC Brasil há mais de 9 anos, onde ocupava o cargo de gerente de Pesquisa e Consultoria de Enterprise. A partir de agora, Ramos terá a responsabilidade de manter a imagem da IDC como principal provedor de inteligência e informações de mercado de TIC no Brasil, uma região bastante desafiadora por suas particularidades e características únicas dentro do seu continente.

Luciano Ramos, Country Manager da IDC Brasil – foto: divulgação/ IDC Brasil

“Meu primeiro objetivo é manter o nível de proximidade e relacionamento de mercado estabelecido pelo Denis ao longo de mais de dez anos à frente da operação. Além disso, temos a ambição de continuar evoluindo e atrair novos clientes. Vou continuar gerenciando as pesquisas nas áreas de Enterprise, mas também os demais times locais da IDC, tendo uma visão mais holística e ampla, e estreitando os laços com outras equipes da IDC na região e no mundo”, conta o novo Country Manager.

“Luciano é um profissional que consegue transformar todo o seu conhecimento tecnológico em insights estratégicos para os nossos clientes. Sempre demonstrou uma grande preocupação pela qualidade da informação produzida. Fico muito feliz e orgulhoso de passar o cargo de Country Manager da operação do Brasil para o Luciano Ramos e tenho certeza de que nossos clientes estarão em excelentes mãos”, comenta Denis Arcieri, que continua baseado no Brasil, apesar de sua responsabilidade regional como VP de vendas LATAM, e mantém trabalho conjunto com o time local para assegurar o sucesso da operação.

Já Luciano Saboia e Reinaldo Sakis, que ocupavam as funções de gerente de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações no Brasil e gerente de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices no Brasil, respectivamente, assumem os cargos de diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações LATAM e diretor de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices LATAM. “Saboia e Sakis passam a ter uma visão mais estratégica do mercado brasileiro. Eles estarão ainda mais próximos do mercado, buscarão em suas respectivas áreas uma integração maior com LATAM e global e terão o desafio de ampliar o fluxo de informações e conhecimento com outras lideranças regionais, tanto para apresentar as melhores práticas de sucesso no Brasil quanto para absorver iniciativas que deram certo nas demais localidades”, explica Ramos.

Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações LATAM – foto: divulgação/ IDC Brasil

Com as mudanças, Luciano Saboia, que continuará liderando sua equipe brasileira de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações, passará a comandar também as áreas correspondentes em outros países da América Latina, tendo sob seu guarda-chuva de atuação os mercados da Argentina, Chile, Colômbia e México. “O segmento de telecomunicações vive uma transformação que permanecerá intensa nos próximos anos. As pessoas demandam de mais conectividade e esse tema alcançou um nível estratégico para as empresas, impulsionado por tudo o que foi vivido nos últimos dois anos e meio”, explica o executivo. “Esse cenário eleva o nível de preparação dos players nas suas escolhas e tomada de decisões, e os conteúdos elaborados pela IDC têm apoiado as operadoras em todo o mundo nessa transformação. Na América Latina, temos um ambiente competitivo, com características regionais únicas e uma necessidade de ecossistema latente. Nessa direção, o principal desafio será o de expandir e potencializar as práticas globais da IDC no segmento de telecomunicações para os nossos clientes locais, realizando adaptações pertinentes às características, diferenças e necessidades de cada país”.

Reinaldo Sakis, diretor de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices LATAM – foto: divulgação/ IDC Brasil

Reinaldo Sakis, que já era responsável pela equipe brasileira de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices – que conduz estudos sobre os mercados de smartphones, PCs, tablets e wearables –, passa a exercer agora uma posição de diretoria que inclui a liderança regional dessas tecnologias, alcançando também os analistas baseados em países vizinhos de LATAM, alinhando as melhores práticas e potencializando o conhecimento da IDC Brasil e da IDC Latin America.

Sakis destaca os desafios que encontrará na nova função. “Estarei cada vez mais próximo dos clientes para ajudá-los a identificar as suas dores e levar nossas soluções. Estamos em um momento nada simples, devido aos diversos acontecimentos que impactaram a economia nos últimos anos e influenciaram o comportamento de empresas e consumidores – com destaque para a pandemia, que afetou cadeias de suprimento globais, capacidade de investimento das empresas e capacidade de consumo das pessoas. Por isso, é importante potencializar o trabalho realizado no Brasil e ampliar seu alcance para países como México, Chile e Argentina, para citar alguns exemplos. Mais do que nunca, os clientes precisarão de informações e suporte da IDC Brasil para definir suas estratégias e direcionar seus negócios, e é isso o que vamos oferecer”, diz Sakis.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile