Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Dapx propõe nova metodologia para contagem de pacientes diabéticos no Brasil

Dapx propõe nova metodologia para contagem de pacientes diabéticos no Brasil

0
Publicidade

Estudo realizado pela Dapx – consultoria em inteligência de mercado voltada para o segmento healthcare – desenvolvido com uma nova metodologia, possibilitou identificar que o Brasil já conta com cerca de 16 milhões de diabéticos, número 34% superior ao divulgado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Os dados foram analisados no período de 2008 a 2013. Para se chegar a este número de portadores da doença, foram utilizadas informações de pacientes de bancos de dados exclusivos Dapx, envolvendo informações dos sistemas de saúde privado, público e consumo em farmácias. A metodologia da Dapx levou em conta os índices de riscos (médio, alto e muito alto), segundo o IBGE, sobre pacientes que possuem o diagnóstico de Diabetes Mellitus e também são portadores de Hipertensão Arterial, uma das principais doenças associadas ao diabetes.

Segundo a ANS existem 12 milhões de diabéticos no Brasil (Dados de 2013 do IBGE*). Mas com o uso da metodologia Dapx chegou-se ao número de 16 milhões de portadores da doença.

Este trabalho foi publicado em evento nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), no Rio de Janeiro, e evento internacional, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Alberto Salazar, da Universidade do Porto, de Portugal, ambos no final de 2014.

A Dapx decidiu se dedicar a este estudo, já que a diabetes é uma doença que demanda muita atenção do Governo e da indústria farmacêutica. Para a consultoria americana Kantar Health, em 2035 1 em cada 10 mil habitantes será diabético no mundo.

“Um estudo como este, apresentado pela Dapx, pode auxiliar o Governo em novas ações para diagnóstico e tratamento, assim como a indústria em seus planejamentos estratégicos e novos lançamentos. Com o uso dos algoritmos DAP (Data Algorithm Process), pode-se identificar uma série de outros dados, como geoestatística, faixa etária, outras doenças, nome de medicamentos, jornada dos pacientes entre outras informações”, explica o CEO da Dapx, Giovani Henrique.

A Dapx elabora e entrega estudos únicos, a partir de análises baseadas em informações exclusivas de mercado. Dessa forma, transforma dados em inteligência para uma consultoria completa, que engloba desde estudos epidemiológicos, até detalhes de prescrição e consumidor final, em diversas áreas terapêuticas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile