Correios implanta plataforma de comunicação unificada no interior de SP

0
9

Com o objetivo de diminuir os custos da empresa com deslocamentos entre suas unidades do interior de São Paulo e de unificar a comunicação entre seus profissionais de forma eficiente, os Correios decidiram implementar uma plataforma de UC&C (Comunicação Unificada e Colaboração) em sua infraestrutura de telefonia.

Por meio de concorrência pública, a NEC foi selecionada para fornecer a nova solução de Comunicação Unificada,  Univerge, aos Correios e migrar o sistema anterior para VoIP, interligando 19 localidades dos Correios no interior do Estado de São Paulo, área denominada dentro da empresa como Diretoria Regional de São Paulo Interior.

O projeto da ordem de R$ 4 milhões tem vigência de 60 meses, envolve garantia do sistema, suporte e manutenção contratados e já está servindo de modelo para outras regionais em todo País. "O sistema de comunicação unificada da NEC instalado na Diretoria Regional de São Paulo Interior foi o primeiro com base na tecnologia VoIP utilizado nos Correios e serviu de referência para avaliações da área de tecnologia na decisão de ampliar a implantação para os demais estados.

O projeto pioneiro dentro da organização dos Correios em todo País contou com a instalação do software da NEC e de terminais que permite completa  mobilidade entre as regionais. Um dos principais benefícios com a adoção da solução Univerge, segundo Jair Rodrigues de Freitas, gerente de Tecnologia dos Correios na Macrorregião, foi a redução de custos nas ligações de longa distância. "Agora, com o sistema implantado na Diretoria Regional de São Paulo Interior, todas as ligações entre as 19 localidades e também para as 22 localidades da Diretoria de São Paulo Metropolitana, bem como para Brasília, são realizadas com a tecnologia VoIP. Outro ganho de economia no orçamento destinado à tecnologia ocorre com as ligações móveis entre os gerentes e membros da diretoria, pois com a ajuda de um aplicativo podem se comunicar com outros celulares e telefones fixos por meio da rede de dados da operadora fornecedora de dados móveis", afirma.

Outro ponto positivo da solução, na visão de Freitas, é o controle de ligações, possível por meio da definição dos perfis de usuários e as respectivas senhas. "Desta forma, com a ajuda de um software de gestão, conseguimos acompanhar os gastos por centro de custo. A plataforma contém, ainda, um sistema de comunicação unificada que permite a instalação de salas de áudio e videoconferência para a realização de reuniões e trabalho colaborativo. Isso está contribuindo para a redução das despesas com deslocamentos e hospedagem", explica Freitas.

Um dos aspectos na aplicação é o alto grau de escalabilidade, tendo em vista que com ele as empresas podem ampliar rapidamente os serviços conforme a demanda por meio de um simples licenciamento. Os recursos incluem áudio, vídeo, web conference, apresentação de documentos, compartilhamento de arquivos, integração com e-mail, gerenciamento remoto, tudo a fim de promover a colaboração com simplicidade. Além disso, o sistema possibilita que as empresas utilizem suas infraestruturas de TI e ambiente web existentes.

A implantação do projeto nos Correios aconteceu de forma gradual, com início em março e término em novembro de 2015. Por exemplo, no mês de maio, os funcionários que atuam em Bauru já puderam começar a utilizar a nova tecnologia e, em agosto, todos os profissionais da regional já tinham acesso a ela. A experiência dos 2.206 usuários da plataforma, que pode chegar a totalizar 2.880 pessoas no futuro, como conta o gerente, tem sido muito positiva, uma vez que a utilização do sistema é muito fácil e amigável. "A ferramenta facilitou a comunicação entre os usuários, uma vez que permite fazer uma chamada pelo computador. Com apenas um clique na agenda, o sistema faz a discagem", completa o gerente.

De acordo com Daniel Mirabile, presidente da NEC no Brasil, a conquista deste contrato vai ao encontro da principal missão da empresa, que é contribuir para o fortalecimento da estrutura tecnológica nas organizações, proporcionando a elas as soluções necessárias para que possam se modernizar.

Deixe seu comentário