Correios implanta plataforma de comunicação unificada no interior de SP

0

Com o objetivo de diminuir os custos da empresa com deslocamentos entre suas unidades do interior de São Paulo e de unificar a comunicação entre seus profissionais de forma eficiente, os Correios decidiram implementar uma plataforma de UC&C (Comunicação Unificada e Colaboração) em sua infraestrutura de telefonia.

Por meio de concorrência pública, a NEC foi selecionada para fornecer a nova solução de Comunicação Unificada,  Univerge, aos Correios e migrar o sistema anterior para VoIP, interligando 19 localidades dos Correios no interior do Estado de São Paulo, área denominada dentro da empresa como Diretoria Regional de São Paulo Interior.

O projeto da ordem de R$ 4 milhões tem vigência de 60 meses, envolve garantia do sistema, suporte e manutenção contratados e já está servindo de modelo para outras regionais em todo País. "O sistema de comunicação unificada da NEC instalado na Diretoria Regional de São Paulo Interior foi o primeiro com base na tecnologia VoIP utilizado nos Correios e serviu de referência para avaliações da área de tecnologia na decisão de ampliar a implantação para os demais estados.

O projeto pioneiro dentro da organização dos Correios em todo País contou com a instalação do software da NEC e de terminais que permite completa  mobilidade entre as regionais. Um dos principais benefícios com a adoção da solução Univerge, segundo Jair Rodrigues de Freitas, gerente de Tecnologia dos Correios na Macrorregião, foi a redução de custos nas ligações de longa distância. "Agora, com o sistema implantado na Diretoria Regional de São Paulo Interior, todas as ligações entre as 19 localidades e também para as 22 localidades da Diretoria de São Paulo Metropolitana, bem como para Brasília, são realizadas com a tecnologia VoIP. Outro ganho de economia no orçamento destinado à tecnologia ocorre com as ligações móveis entre os gerentes e membros da diretoria, pois com a ajuda de um aplicativo podem se comunicar com outros celulares e telefones fixos por meio da rede de dados da operadora fornecedora de dados móveis", afirma.

Outro ponto positivo da solução, na visão de Freitas, é o controle de ligações, possível por meio da definição dos perfis de usuários e as respectivas senhas. "Desta forma, com a ajuda de um software de gestão, conseguimos acompanhar os gastos por centro de custo. A plataforma contém, ainda, um sistema de comunicação unificada que permite a instalação de salas de áudio e videoconferência para a realização de reuniões e trabalho colaborativo. Isso está contribuindo para a redução das despesas com deslocamentos e hospedagem", explica Freitas.

Um dos aspectos na aplicação é o alto grau de escalabilidade, tendo em vista que com ele as empresas podem ampliar rapidamente os serviços conforme a demanda por meio de um simples licenciamento. Os recursos incluem áudio, vídeo, web conference, apresentação de documentos, compartilhamento de arquivos, integração com e-mail, gerenciamento remoto, tudo a fim de promover a colaboração com simplicidade. Além disso, o sistema possibilita que as empresas utilizem suas infraestruturas de TI e ambiente web existentes.

A implantação do projeto nos Correios aconteceu de forma gradual, com início em março e término em novembro de 2015. Por exemplo, no mês de maio, os funcionários que atuam em Bauru já puderam começar a utilizar a nova tecnologia e, em agosto, todos os profissionais da regional já tinham acesso a ela. A experiência dos 2.206 usuários da plataforma, que pode chegar a totalizar 2.880 pessoas no futuro, como conta o gerente, tem sido muito positiva, uma vez que a utilização do sistema é muito fácil e amigável. "A ferramenta facilitou a comunicação entre os usuários, uma vez que permite fazer uma chamada pelo computador. Com apenas um clique na agenda, o sistema faz a discagem", completa o gerente.

De acordo com Daniel Mirabile, presidente da NEC no Brasil, a conquista deste contrato vai ao encontro da principal missão da empresa, que é contribuir para o fortalecimento da estrutura tecnológica nas organizações, proporcionando a elas as soluções necessárias para que possam se modernizar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.