Brasil está na posição 18 em Índice de Internet Inclusiva do Facebook/Economist

0

O primeiro "Índice de Internet Inclusiva", estudo realizado pela The Economist Inteligence Unit e pelo Facebook, traz resultados positivos para o Brasil. O estudo analisou e comparou 75 países em relação aos seguintes quesitos: disponibilidade (availability), viabilidade de custo (affordability), ambiente favorável (readiness) e relevância (relevance). No comparativo geral, o Brasil ficou na posição 18, com nota 78 para um máximo de 100. E entre os países em desenvolvimento ficou atrás apenas de Polônia, Romênia, Rússia e Taiwan. Analisando apenas as Américas, o Brasil é o terceiro no ranking. Os países mais bem ranqueados, de maneira geral, são Singapura, Suécia, EUA, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul. Singapura teve índice geral 90,3, empatado com Suécia.

Entre os diferentes indicadores analisados, aquele em que o Brasil se sai melhor é o de viabilidade de custo, em que são analisados os preços dos serviços e equipamentos de acesso, bem como o nível de competição na oferta. Neste quesito, o Brasil está na nona colocação, com índice 92,3. O país mais bem colocado foi o Canadá com nota 99,3.

No quesito disponibilidade, o país está na posição 21, com nota 65,8. O país líder nesse quesito é Singapura, com nota 95,8. Este quesito analisa o uso dos serviços, a qualidade, a infraestrutura disponível e a disponibilidade de energia.

No indicador de ambiente favorável (readiness), o Brasil está na posição 31, com nota 70,9, e é a pior classificação obtida pelo país entre os quesitos analisados. O país que se destacou nesse quesito foi a Malasya, com índice 92,3. Nesse indicador são analisadas questões de confiança e segurança, políticas e instrução da população (literacy).

No quesito relevância, que analisa a presença de conteúdo local e conteúdo relevante, inclusindo serviços de governo, o Brasil fica na posição de número 13, com nota 84,3. O líder são os EUA com nota 90,6.

O estudo também analisou aspectos como as diferenças de gênero no uso da Internet em nove países. E constatou que em quase todos os países, exceto o Brasil, os homens têm mais acesso a Internet do que as mulheres. No Brasil parece não haver também nenhuma distribuição favorável aos homens no que diz respeito à adoção de smartphones. Ao contrário.

Por fim, foi analisado um aspecto importante para a ampliação do uso da Internet, que são os pontos de troca de tráfego. Nesse caso, o Brasil ficou na posição 18, com pouco mais de 1 ponto para cada 10 milhões de habitantes. A Suécia, por exemplo, tem mais de 9.

O estudo aponta para a necessidade de implementação dos planos de banda larga, e não apenas o delineamento de políticas públicas, Também traz a necessidade de melhores na infraestrutura de backhaul, considerando que as redes wireless desempenham um papel importante. Por fim, o estudo chama a atenção para a necessidade de maior esforço de educação para o uso da Internet e inclusão de mulheres. Além dos indicadores comparativos, o estudo trás análises acadêmicas e de pessoas entrevistadas  como parte da metodologia de entendimento dos cenários. A íntegra do estudo está disponível aqui para download ou pelo site do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.