Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco Especialistas da IEEE alertam para os riscos das tecnologias emergentes no Brasil...

Especialistas da IEEE alertam para os riscos das tecnologias emergentes no Brasil e sugerem estratégias de prevenção

0
Publicidade


Foram apontadas ameaças nas tecnologias emergentes por membros brasileiros do IEEE – organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Para André Leon S. Gradvohl e Jacob Scharcanski, respectivamente pesquisador da Univerdade de Campinas (UniCamp) e professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), são vulneráveis à violação de dados no País: mensagens trocadas por sensores e dispositivos de sistemas ligados ao setor público; comunicação entre equipamentos industriais; informações obtidas no monitoramento de sinais vitais de pacientes; dados transacionados em aplicativos de mobilidade e a utilização de biometria facial para a identificação de pessoas.

Segundo os especialistas, talvez a ameaça mais séria de ataques à segurança e à privacidade de dados resida no ataque a equipamentos, câmeras e sensores usados em sistemas de “cidades inteligentes”.

Entre as estratégias de prevenção aos riscos, recomendam protocolos de comunicação mais seguros e tolerantes a falhas na rede, mecanismos de criptografia e redes devidamente segmentadas, em combinação com um conjunto de instruções programadas em dispositivo de hardware.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile