Publicidade
Início Notícias Negócios Accenture anuncia intenção de adquirir empresa brasileira de robótica Pollux,

Accenture anuncia intenção de adquirir empresa brasileira de robótica Pollux,

0
Publicidade

A Accenture anuncia a intenção de adquirir a Pollux, empresa provedora de soluções de automação robótica industrial com sede em Joinville (SC). Quando completa, a aquisição fortalecerá a divisão Industry X da Accenture, dedicada a tornar atividades fabris e cadeias de fornecimento mais produtivas, seguras e sustentáveis, especialmente para fábricas dos segmentos de bens de consumo, farmacêutico e automotivo.

A Pollux é especializada no fornecimento de soluções para otimizar processos de fabricação e logística. A empresa projeta, cria e implementa linhas de montagem totalmente funcionais, incluindo robôs e outros equipamentos, além do software responsável por controlar esse processo. A empresa também oferece soluções de processamento de imagens com Inteligência Artificial, soluções de IIOT (Internet das Coisas para Manufatura), robôs como serviço (RaaS), robôs móveis autônomos (AMR) para o chão de fábrica e armazéns.

Desde sua fundação em 1996, a Pollux já implementou mais de mil projetos para empresas de manufatura localizadas principalmente no Brasil. Líderes globais dos setores farmacêuticos e de alimentos que produzem no País usam tecnologia implementada pela Pollux. Além disso, produtores de veículos no Brasil também têm embarcadas soluções de fabricação da Pollux.

Trata-se da primeira aquisição de um provedor de soluções de robótica industrial pela Accenture. A empresa tem operações no Brasil, Canadá, Equador, México e EUA. Quase 300 profissionais se juntarão à divisão Industry X, o que reforçará suas capacidades em produção digital, operações e cadeia de suprimentos.

De acordo com Nigel Stacey, líder global da Accenture Industry X, a automatização e a colaboração de homem + máquina estão transformando os processos de fabricação e de supply chain para as empresas atenderem melhor as demandas em constante mudança dos clientes, com foco em operações mais seguras, produtivas, resilientes e sustentáveis. “Ver esses benefícios na prática e de forma tangível exige uma verdadeira integração da tecnologia da informação e da tecnologia de operações, que é o que a Pollux nos permitirá oferecer aos nossos clientes de manufatura”, explica Stacey.

Segundo Renato Improta, líder da Accenture Industry X na América Latina, a expertise e a experiência da Pollux em robótica e em soluções de automação se somarão na Accenture às habilidades de consultoria de indústria e TI industrial e às capacidades de inteligência aplicada. “Essa combinação permitirá o fornecimento de soluções para orquestração de cadeia de suprimentos e de operações em tempo real com funções de manufatura flexíveis para nossos clientes”, diz Improta.

José Rizzo Hahn Filho, CEO e fundador da Pollux, considera que a aquisição pela Accenture marca uma nova etapa, levando a transformação completa de processos de manufatura e logística para novos clientes, além dos que já são atendidos. “Combinando inovações em TI com automação industrial, vamos criar modelos de negócio poderosos, nos quais a decisão de compra de um consumidor em sua casa determina o próximo movimento de um robô a milhares de quilômetros, por exemplo”, complementa Rizzo.

A intenção de aquisição da Pollux é o movimento mais recente que a Accenture realiza para fortalecer suas capacidades digitais de manufatura, operações e de supply chain. Outras aquisições em Industry X incluem empresas como a consultoria em operações industriais Myrtle (EUA), a consultoria em tecnologia SALT Solutions (Alemanha), a PLM Systems (Itália), a Callisto Integration (Canadá), a Silveo (França), e a Enterprise System Partners (Irlanda).

No Brasil, a Accenture recentemente adquiriu a empresa de segurança da informação Real Protect e a especialista em operações em nuvem Organize Cloud Labs. A conclusão do processo de aquisição está sujeita às regras do mercado. As condições financeiras da transação não são divulgadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile