Campo Grande faz leitura inteligente de consumo residencial de gás natural

0
43

Um sistema de telemetria que integra a leitura do consumo residencial de gás natural ao sistema de faturamento da Companhia de Gás do Estado do Mato Grosso do Sul (MSGÁS) já é uma realidade em Campo Grande.

O projeto teve início em novembro do ano passado com a instalação do sistema de medição inteligente em dois condomínios residenciais da capital do Estado. A expectativa, porém, é ampliar o projeto também para outros segmentos.

O sistema de medição individualizada móvel AnyQuest, como é conhecido, permite a leitura dos medidores por radiofrequência, sem a necessidade de contato visual com os medidores.

A instalação foi feita pela Itron, fabricante dos medidores, que também treinou a equipe da MSGÁS. A área de tecnologia da informação (TI) foi instruída a manusear os dados coletados e fazer a interface com o sistema de faturamento e com o departamento comercial,  responsável pela implantação do projeto, proporcionando uma solução completa.

"A tecnologia torna o relacionamento empresa-cliente mais justo e transparente, uma vez que acelera e otimiza a obtenção de dados de consumo dos clientes da MSGÁS", afirma Fernando Ignácio Pupo, engenheiro da Itron responsável pelo projeto.

O novo sistema substitui o modelo de tradicional de leitura, feito manualmente. A medição do consumo de gás natural pode ser feita a qualquer momento, independentemente de autorização prévia do morador.

Além de facilitar a leitura e acelerar o processo de aquisição dos dados, o sistema é mais confiável e assertivo para os consumidores e livre de fraudes. Outra vantagem é a redução de tempo, de custo e de risco de equívocos no processo de leitura, coleta de dados e transferência ao sistema de faturamento, proporcionando uma cobrança mais justa.

Segundo Luiz Duarte, gerente comercial da MSGÁS, o projeto de implantação do sistema de telemetria é uma aspiração antiga. "Nosso objetivo é continuar avançando nesse sistema e chegar a 100% de telemetria junto a todos os clientes da companhia", enfatiza.

Deixe seu comentário