Receita Federal disponibiliza aplicativo para declaração de Imposto de Renda

0

Já está disponível na Apple Store e na Google Play o aplicativo da Receita Federal desenvolvido pelo Serpro que permite a pessoas físicas entregar via tablets e smartphones as suas declarações de imposto de renda. Não são todos os contribuintes, entretanto, que podem fazer a declaração através do m-IRPF. Contribuintes que tiveram ganhos de capital (exceto poupança), que tiveram rendimentos oriundos do exterior ou que receberam dinheiro de pessoa física, como profissionais liberais, entre outras restrições, não poderão usar o aplicativo. As condições de uso do aplicativo estão detalhadas em uma Instrução Normativa (IN 1339) publicada nesta segunda, 1, pela Receita.

Técnicos da Receita concordam que as restrições limitam o número de potenciais usuários da solução, além de restringir o uso àqueles contribuintes que têm a delcaração mais simples e, portanto, que dificilmente terão um smartphone ou um tablet. "É uma aplicação simples, o primeiro passo, uma espécie de piloto para a gente entrar nesse mundo da mobilidade", analisa o gerente de projetos de mobilidade da Receita, José Carlos Fonseca.

O secretário da Receita, Carlos Alberto Barreiro, acrescenta que o público que deverá utilizar o serviço será de jovens, que muitas vezes estão começando a sua vida profissional e já ganharam dos pais um tablet ou smartphone. A previsão da Receita é que 5 milhões de declarações, em um universo de mais de 20 milhões, sejam entregues pelo m-IRPF. Até hoje já foram entregues cerca de 6 milhões. O prazo final é 30 de abril.

Além das restrições para o perfil do contribuinte, o aplicativo em si também não tem as mesmas funcionalidades do software para PC. É impossível importar os dados da declaração anterior, por exemplo, o que pode dificultar a vida daqueles que têm muitos bens, já que deverão listá-los um por um. Em contrapartida, o aplicativo está conectado com a base de dados da Receita, o que permite ao usuário inserir apenas o CPF (seu e dos dependentes) ou CNPJ (das empresas de quem ele comprou serviços, como consultórios médicos, escolas etc) que o sistema busca o nome.

Para Android, a declaração é salva automaticamente no dispositivo. No caso do iOS, o usuário recebe uma orientação sobre como salvar a declaração, porque ela não é automática. O aplicativo pemite ao contribuinte salvar um rascunho da sua declaração e depois terminar de preênche-la de qualquer outro dispositivo móvel.

O aplicativo é na verdade uma atualização de uma versão anterior que estava tanto no iOS quanto no Google Play há cerca de um ano, onde era possível apenas obter informações sobre o Imposto de Renda. Por isso cerca de 100 mil contribuintes já têm os apps, sendo que quase a totalidade deles usam aparelhos Andoid. Fonseca explica que a Apple dividiu a sua loja de aplicativos entre os apps para iPhone e para iPad e o app da Receita ficou na categoria do iPhone o que, segundo ele, dificultou a busca daqueles usuários do tablet da Apple. Nos próximos dias, segundo ele, o app poderá ser encontrado tanto na pasta dos apps para iPhone quanto para iPad.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.