Bem-vindo à indústria 4.0

0

Eles estão por todos os lugares. Os computadores e todas as suas variações de dispositivos conectados à web (smartphones, tablets, smart TVs, smartwatches, eletrodomésticos inteligentes…) já permeiam o nosso mundo doméstico e promovem agora uma invasão irreversível também nas empresas. Os conceitos de internet das coisas e de universo digital começam a ganhar corpo inclusive na linha de produção, abrindo espaço para uma nova revolução industrial, batizada de Indústria 4.0 — número que faz alusão às mudanças históricas impulsionadas anteriormente pelas máquinas a vapor, eletricidade e pela automação.

Nessa indústria digital, tudo está conectado de forma inteligente para otimizar o trabalho e melhorar a qualidade do produto. Assim é possível coletar informações sobre o processo produtivo e colocar tudo numa única plataforma de gerenciamento. Com isso, todos os personagens envolvidos têm acesso aos dados que precisam na hora certa, cada um na sua área. A indústria digital permite, por exemplo, conectar a empresa com seus fornecedores, ao estabelecer um canal de comunicação direta entre o chão de fábrica e as companhias fornecedoras de insumos. Já o produto da Indústria 4.0 é "inteligente", capaz de tomar decisões, pois carrega suas próprias informações e conhece seus caminhos dentro da fábrica. Afinal, todas as máquinas "conversam", trocam informações entre elas. Se algo muda no início do processo, o nível de comunicação é tão alto que imediatamente todo o restante se adapta e compreende o que é para ser feito.

E com o uso de softwares de gerenciamento de ciclo de vida do produto é possível simular as etapas e desenvolver tudo virtualmente para só depois passar para o mundo real. Essa eficácia se reflete também nos custos, com concepção, design e manufatura mais eficientes. A proposta é deixar a produção o mais autônoma possível e, por outro lado, possibilitar a customização em massa. Essa personalização em larga escala faz com que os produtos tenham características próprias, mas com um nível de falhas na produção próximo do zero.

E o homem, como fica nessa história? Perde seu lugar para as máquinas? Não. A indústria digital precisa do ser humano, sim, mas de um trabalhador mais qualificado na área de inteligência. Esse é o caminho natural e cada vez mais necessário para se ter competitividade, seja como profissional ou como empresa. Ao contrário de países como Alemanha e Estados Unidos, onde já caminha a passos largos, a indústria digital ainda é tímida no Brasil, mas existe. E seu crescimento é só uma questão de tempo.

*André Felipe é diretor de marketing da Siemens PLM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.