Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Receita do Facebook com publicidade online deve atingir mais de US$ 40...

Receita do Facebook com publicidade online deve atingir mais de US$ 40 bilhões até 2021

0
Publicidade

Um estudo recente realizado pela Trefis, empresa americana de consultoria e análise de mercado, estima que a receita do Facebook com publicidade online — considerando o que ela chama de plataforma central — deve saltar cerca de 250% entre 2014 e 2021, de US$ 11,5 bilhões para US$ 40 bilhões. A projeção tem como base o aumento do número de usuários da rede social e da receita média por usuário (ARPU), sendo esta última responsável por mais de 70% do aumento.

A consultoria estima que a ARPU global com publicidade do Facebook passará de US$ 8,60 em 2014 para mais de US$ 23 daqui a cinco anos, impulsionada pela exibição de anúncios melhores e mais direcionados, pelo aumento da demanda por mídias sociais e anúncios em celulares, a expansão da base de usuários e a monetização no Messenger e da sua ferramenta de buscas Search.

“Esses fatores juntos vão expandir ainda mais tanto o estoque de anúncios quanto os preços dos mesmos na plataforma de rede social. Além disso, estimamos que o crescimento da ARPU internacional ultrapasse o crescimento da ARPU geral, no longo prazo, uma vez que o Facebook ainda está com baixa penetração nos mercados internacionais”, diz o relatório do estudo.

A Trefis avalia que a introdução de anúncios melhores e mais direcionados proporcionará uma maior monetização do Facebook. Os anúncios em vídeo devem ganhar destaque na plataforma de rede social no futuro próximo, já que no fim do ano passado a empresa lançou uma nova funcionalidade, o autoplay, que permite reproduzir vídeos automaticamente. O número de visualizações de vídeos por dia no Facebook subiu para mais de 3 bilhões na comparação com cerca de 1 bilhão em setembro de 2014.

“Acreditamos que as visualizações de vídeos vão aumentar acentuadamente ao longo dos próximos anos. Juntamente com melhores anúncios, também esperamos que o Facebook vá melhorar os instrumentos de medição e segmentação de anúncios com o aperfeiçoamento de sua ferramenta para anúncios online Atlas e outras ferramentas”, dizem os analistas.

Publicidade em mídias móveis e sociais

O aumento da procura por mídias sociais e publicidade móvel contribuirá também para elevar o preço dos anúncios. O mercado de publicidade na internet está cada vez mais ganhando força devido à onipresença dos smartphones e dos PCs, juntamente com a melhoria nas técnicas de medição de anúncios.

Avaliado em mais de US$ 35,5 bilhões no período de nove meses, findo em setembro de 2014, o mercado de publicidade digital nos EUA deverá registrar uma taxa de crescimento composto anual (CAGR, na sigla em inglês) de 12,5% entre 2014 e 2019, totalizando US$ 103,4 bilhões, de acordo com a Forrester Research.

Grande parte desse crescimento ocorrerá graças a ascensão rápida dos gastos com publicidade em mídias móveis e sociais. Embora a plataforma móvel atualmente seja responsável por uma pequena parcela do mercado de publicidade, sua participação deverá aumentar para 16% no mercado no mercado americano até 2019, de acordo com a Forrester.

Além disso, o investimento em publicidade em mídias sociais deverá superar o mercado geral de anúncios de internet, com uma taxa de crescimento em torno de 18% no período de 2014-2019. Por conta desses fatores, a consultoria estima que os preços médios de anúncios online subam a uma taxa anual média de cerca de 18% no período de previsão.

ARPU internacional

Apesar de o número de anúncios no Facebook ter aumentado 32% e 20% em 2012 e 2013, respectivamente, houve uma redução de 40% no ano passado devido à proporção menor de anúncios em feeds de notícias. A consultoria prevê que o número de anúncios entregues diminua neste ano, mas avalia que haverá um aumento de 8% na CAGR entre 2016 e 2021.

A ARPU do Facebook poderá crescer nos mercados internacionais no longo prazo, mas, quando se compara com os EUA e Canadá — que foi de US$ 9 no último trimestre de 2014 —, ela ainda é baixa: US$ 3,45, US$ 1,27 e US$ 0,94 na Europa, Ásia-Pacífico e no restante do mundo, respectivamente (veja gráfico abaixo).

Tabela_ARPU

“Esperamos que esta desproproção nos níveis de ARPU entre diferentes mercados diminua um pouco no longo prazo e que o Facebook aumente a participação da publicidade nos mercados internacionais uma vez que nos EUA ela começa a atingir à maturidade e deve se estabilizar”, finaliza o relatório.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile