Publicidade
Início Blogueria Como a tecnologia é capaz de reduzir perdas de mercadorias no transporte?

Como a tecnologia é capaz de reduzir perdas de mercadorias no transporte?

0
Publicidade

Você já passou pela angústia de ter que enviar um pacote para um destinatário específico com urgência e não ter a certeza de que chegará a tempo? Ou, pelo contrário, você já teve alguma situação onde ficou frustrado por esperar uma encomenda e não chegar na data desejada? Se isso gerasse algum problema, qual seria sua reação caso um documento importante não fosse entregue no prazo e causasse um impacto negativo em seu negócio ou vida pessoal?

Quando olhamos com mais atenção, este tipo de situação acaba acontecendo mais vezes do que as pessoas imaginam. Assim, fica em destaque a necessidade dos setores de transporte, logística e correios possuírem mecanismos que ofereçam mais visibilidade e rastreabilidade dos produtos, para minimizar os riscos de extravio, melhorando a experiência e satisfação dos clientes.

De acordo com o Estudo do Futuro da Operação Omnichannel da Zebra, 55% das empresas no mundo ainda usam sistemas manuais, que são métodos insuficientes para manter o controle de processos logísticos. Utilizando esses mecanismos, elas não conseguem rastrear com precisão as entregas ou oferecer serviços que agreguem valor, como notificações por mensagem de texto que informam em tempo real a localização da mercadoria. Contudo, soluções como computadores móveis ou smartphones de classe empresarial estão disponíveis para suprir essa necessidade. Esses dispositivos são capazes, por exemplo, de fornecer a visibilidade necessária para saber em qual caminhão um determinado pacote está sendo transportando, com informações sobre o motorista e rota.

As empresas de logística, observando a urgência em estarem atualizadas para era digital, recorrem as tecnologias modernas para oferecer mais automação, visibilidade de mercadorias e business intelligence para competir na economia de consumo sob demanda. Assim, negócios de transportes & logística (T&L) e os serviços postais devem investir em soluções intuitivas para garantir a entrega dos pedidos no prazo, com ferramentas que podem ser utilizadas por todos os níveis de colaboradores na cadeia de produção.

No Brasil, 73% das empresas de logística esperam expandir o uso de smartphones de classe empresarial em cinco anos, para equipar seus funcionários com a tecnologia necessária, melhorando a produtividade, a eficiência e a experiência do cliente. Esses dispositivos oferecem leitura de código de barras, GPS (Global Positioning System), conectividade de dados e PTT (Push-to-Talk), para permitir comunicações em tempo real. A maioria das empresas preferem o sistema operacional Android, por sua flexibilidade, facilidade de uso, segurança de dados e rentabilidade. A Zebra, líder em soluções de computação móvel baseadas em Android de nível empresarial, oferece o Mobility DNA para companhias de T&L e Supply Chain que buscam maximizar o retorno sobre o investimento de seus dispositivos móveis. Assim, com essas funcionalidades da Zebra, é possível aumentar a produtividade dos funcionários, simplificar a administração, reforçar a segurança e reduzir o tempo de treinamento e implementação.

A velocidade de entrega continua sendo um desafio. Como os clientes estão exigindo cada vez mais das empresas, houve uma mudança para entregas mais rápidas no Brasil e no mundo. Atualmente, 45% das empresas de T&L no país realizam entregas no mesmo dia. Segundo o Estudo do Futuro da Operação Omnichannel da Zebra, esse número aumentará para 83% nos próximos cinco anos.

Além disso, há também companhias deste setor que estão analisando soluções avançadas, como veículos autônomos, drones de alta velocidade e robôs de entrega. Outros procuram terceirizar sua rede de entregas para cumprir todos os pedidos.  A correta gestão da rastreabilidade é fundamental.

Ao superar os desafios impostos por esse novo modelo de consumo, a indústria dará início a uma nova era tecnológica que trará produtividade, eficiência operacional e economia de custos. Isso se traduz em confiança dos clientes, pois eles sempre saberão onde o pedido está em tempo real, e como sabemos, não há nada mais importante para companhias do que ter a fidelidade de seus consumidores.

Vanderlei Ferreira, gerente geral da Zebra Technologies Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile