Clubhouse: um exagero ou criador de tendências?

0

Hoje, o Clubhouse possui cerca de 2 milhões de usuários ativos por semana, com muitas pessoas ainda esperando para receber um convite. É, sem dúvida, o app do momento e também um dos assuntos mais comentados. Além disso, as aparições de Elon Musk e Mark Zuckerberg o impulsionaram para os holofotes nas últimas semanas. Mas, da mesma forma como muitas pessoas se aglomeram para participar de bate-papos, também houve feedback de que o aplicativo pode ser um bandido do tempo, com os usuários passando horas ouvindo conversas até encontrarem uma boa fonte de informação. Mas o que há de tão quente no Clubhouse?

Essencialmente, o aplicativo está dando às pessoas acesso a conversas estimulantes em um momento em que a pandemia global forçou muitos de nós ao distanciamento. Ele está também, e isso é algo bastante único, democratizando o acesso a líderes inspiradores, celebridades e educação. Onde mais os usuários podem conversar com conhecidos investidores-anjos do Vale do Silício, ouvir magnatas da música e falar com o CEO de uma empresa listada na Fortune 500?

Então, o que a ascensão do Clubhouse significa para os profissionais de marketing? Com base no que sabemos sobre o aplicativo, podemos ver possibilidades infinitas para os especialistas em marketing alcançarem e segmentarem públicos com conteúdo relevante. Da mesma forma que os profissionais da área alavancam nano e microinfluenciadores para alcançar e se envolver com um público em um tópico específico, como maquiagem ou condicionamento físico, as salas do Clubhouse podem servir ao mesmo propósito.

Outro aspecto do app que deve torná-lo atraente para os profissionais de marketing é o contato direto que ele oferece com o público. Agora, mais do que nunca, os consumidores esperam que as marcas sejam autênticas, acessíveis e confiáveis. As empresas que se abrem para o formato interativo do Clubhouse provavelmente ganharão pontos na aposta de credibilidade com seus clientes e consumidores em potencial.

Por fim, o Clubhouse oferece às companhias a oportunidade de apresentar seus conhecimentos. Por exemplo, se você é uma empresa como a Nike, deseja que seus clientes saibam que você tem experiência em entender o que um corredor precisa encontrar em um tênis de corrida de alto desempenho, as salas de bate-papo do aplicativo podem fornecer o ambiente perfeito para mostrar essa experiência e construir credibilidade.

A plataforma claramente tem potencial para ser uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing, mas no mundo digital o sucesso tem seu preço. Com cerca de 2 milhões de usuários ativos por semana, o alcance direto do Clubhouse é pequeno se comparado com as plataformas de mídia social já estabelecidas. Uma coisa é certa, entretanto, quando o Clubhouse decidir se tornar mainstream e se abrir para usuários e anunciantes, ele enfrentará os mesmos desafios que as outras plataformas de mídia social – moderação de conteúdo e poluição digital. O Facebook e o Twitter há muito enfrentam os desafios de verificar o que é postado, empregando uma mistura de tecnologia e mão de obra para resolver o problema. Mas o que os usuários do Clubhouse sentirão quando a plataforma perder seu apelo bruto e não filtrado? E como a ferramenta irá moderar o conteúdo de áudio? A plataforma fez uma postagem sobre moderação da comunidade, o que é, sem dúvida, um bom começo. No entanto, a orientação nesse ponto parece depender muito de indivíduos se comportando bem e seguindo as diretrizes estabelecidas, e menos da tecnologia para ajudá-los a gerenciar a moderação em escala.

Os membros do Clubhouse relatam conversas com líderes empresariais, líderes de pensamento, influenciadores e celebridades. Eles falam de discussões sobre tudo, desde música e filosofia até o stand up comedy, com pitadas de outros assuntos. Onde mais os usuários podem ter essa experiência hoje? A resposta é em lugar nenhum. Mas, como acontece com qualquer aplicativo de mídia social, o sucesso a longo prazo dependerá da sua capacidade de atrair e reter usuários e de se expandir enquanto oferece algo único. Hoje a plataforma é exclusiva, o que adiciona um elemento de desejo e mistério, mas onde estarão os usuários quando a oferta do Twitter Spaces for lançada e se o Facebook decidir lançar um formato competitivo?

Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.