Publicidade
Início Blogueria Como será o escritório inteligente no mundo pós-pandemia

Como será o escritório inteligente no mundo pós-pandemia

1
Publicidade

Quando finalmente pudermos retornar aos nossos escritórios, provavelmente faremos isso tendo em mente uma questão: estaremos seguros neles? Como resultado, muitos proprietários e gestores de edifícios estão investindo em novas tecnologias para inspirar confiança aos usuários de que sua saúde estará protegida. Para determinar quais tecnologias implementar e, em seguida, adotá-las com sucesso, a Tecnologia da Informação (TI) e a Tecnologia Operacional (TO) devem trabalhar juntas e mais próximas do que nunca. E os executivos dessas áreas precisarão manter os três problemas a seguir em mente:

Estratégias para escritórios mais inteligentes e saudáveis

Muitas empresas estão considerando utilizar menos mesas, com esses móveis mais distantes uns dos outros. Uma possível consequência disso é a necessidade de horários flexíveis, com menos funcionários trabalhando no escritório ao mesmo tempo. Isso deve exigir novos aplicativos que permitam aos funcionários agendar seu tempo no escritório e encontrar a mesa certa no lugar certo para equilibrar o distanciamento social ideal e a colaboração – complementado por notificações em tempo real de quando o funcionário não deve ir ao escritório, devido a problemas de saúde detectados.

Minimizar o tamanho da multidão em espaços compartilhados requer uma nova tecnologia de sensores para monitorar o número de pessoas em uma sala e permitir alertas automáticos quando o número exceder um limite. Algumas empresas já estão implementando controles de acesso de funcionários com quiosques que dispensam o toque e usam câmeras térmicas para monitorar a temperatura corporal. Além disso, muitas aproveitarão esta oportunidade para acelerar a adoção de tecnologias de edifícios inteligentes, como sistemas HVAC, controles de iluminação e monitoramento de elevadores. A TI e a TO devem garantir que essas novas tecnologias se integrem aos programas de saúde e segurança e que forneçam visibilidade nas operações do edifício, para ajudar a reduzir os custos de longo prazo.

Requisitos de rede para suportar novos aplicativos e dispositivos

A integração de novos aplicativos de saúde e segurança em edifícios requer uma variedade de novas tecnologias inteligentes, incluindo câmeras e sensores de segurança alimentados pela internet das coisas (IoT), luzes LED inteligentes, sinalização digital de alta definição conectada e outras soluções de automação de edifícios. O uso crescente de videoconferência requer largura de banda adicional para fornecer vídeo de alta definição e qualidade de áudio e integrar a conferência com outras ferramentas de comunicação e colaboração. Os funcionários em casa também precisam de acesso rápido e seguro a recursos essenciais que os mantêm conectados à vida no escritório, incluindo capacidade para conexão VPN. Finalmente, os gestores devem contar com novas tecnologias de nuvem para obter a visibilidade e os controles de que precisam para gerenciar suas equipes em qualquer local.

Como essas aplicações costumam interagir em tempo real, TI e TO precisarão de uma plataforma de análise centralizada para gerenciar toda a infraestrutura como uma única rede convergente com e sem fio, ofuscando a distinção entre LAN e WLAN. Essa rede convergente exigirá grande quantidade de largura de banda, baixa latência, alta confiabilidade e forte resiliência à interrupção ou degradação da rede. Isso significa que a maioria dos edifícios com mais de alguns anos precisarão passar por um processo de refrofit, incluindo:

  • Maior dependência de dispositivos de ponta requer a atualização da infraestrutura de back-end, com novos switches multi-gigabit e cabeamento Cat 6A de alta largura de banda que suporta 90 watts de Power over Ethernet (PoE) e Power over HDBaseT, bem como Software Defined Video Over Ethernet (SDVoE).
  • Manter todos conectados o tempo todo em qualquer lugar de um edifício requer maior implantação de rede celular no edifício, incluindo serviços de acesso sem fio fixo (FWA), novos CBRS privados e outras redes celulares 4G LTE ou 5G NR.
  • Uma infraestrutura digital segura exige um sistema único de gerenciamento de rede que forneça visibilidade e autenticação de rede para dispositivos conectados.

Parcerias para garantir o sucesso do projeto

A implantação dessas novas tecnologias depende da parceria de proprietários e gestores de edifícios com empresas especializadas em projetar, entregar, configurar e instalar tecnologias sem fio, com fio, banda larga e de rede. O primeiro passo é trabalhar com um especialista em soluções de conectividade para redes de comunicação para criar um plano abrangente para atender às necessidades atuais e futuras. O especialista em conectividade também terá uma lista de empresas autorizadas a configurar e instalar as soluções recomendadas – uma chave para evitar problemas futuros.

A TI e a TO também devem compreender totalmente como coordenar suas atividades no ambiente de construção transformado. Por exemplo, para fornecer novos serviços e garantir a segurança do edifício e a conformidade regulatória, as equipes de TO precisam ser capazes de gerenciar a rede, incluindo protocolos de Wi-Fi, PoE e IoT, como Zigbee e LTE-M. As equipes de TO também precisam entender quanta largura de banda está disponível na rede, o que está consumindo essa banda e como os planos futuros afetarão os usuários de negócios.

Embora a adoção desses aplicativos específicos esteja sendo impulsionada pela pandemia, todas as tecnologias habilitadoras já estavam sendo adotadas em prédios de escritórios antes do ano passado, porque ajudam as organizações a melhorar as experiências dos funcionários, controlar os custos de gerenciamento de edifícios e a responder às tendências comerciais e sociais. Como resultado, cada investimento feito agora na modernização da infraestrutura de conectividade e comunicação para a era pós-pandemia pagará dividendos ainda maiores nos próximos anos.

Ed Solis, vice-presidente da CommScope para a área de infraestrutura corporativa para a região das Américas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile