Ferramenta simplifica fornecimento de dados do CNPJ com uso de blockchain

1

Uma solução tecnológica para simplificar o processo de fornecimento dos dados armazenados na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse é o b-CNPJ, ferramenta desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) em conjunto com a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, que incorpora recursos inovadores, em especial, o modelo tecnológico conhecido como Blockchain.

Tendo como público-alvo órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, além daquelas que possuam convênio vigente com a Receita, a solução permite executar processamento e armazenamento de dados de forma segura, por meio de canais criptográficos e certificado digital.

Acesso

Por se tratar de uma Blockchain permissionada, o acesso ao b-CNPJ é obtido por meio de concessão. O primeiro passo para contratação do serviço é a autorização da Receita Federal, que pode ser solicitada pelo endereço eletrônico divac.df.cocad@rfb.gov.br, com informação do nome e CNPJ do órgão interessado.

Depois de autorizado, o órgão deve se adequar aos requisitos técnicos de comunicação, segurança e operação da Rede, para assim concluir o contrato de adesão junto à Dataprev.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.