Prefeitura de Araras revitaliza seu parque tecnológico

0

Em 2020, o Departamento de Tecnologia (DTI) da Prefeitura de Araras promoveu uma licitação em busca de uma solução de tecnologia que lhes conduzisse na jornada de atualização de seu parque tecnológico. Na época, o ambiente contava com 20 servidores defasados e obsoletos que realizavam as ações de forma descentralizada. Em operação há mais de 15 anos, os equipamentos estavam com suas garantias vencidas e demandando urgência na manutenção.

Outra questão que precisava ser resolvida com urgência era com relação ao backup: a ação simplesmente não existia, o que colocava diariamente toda a operação da Prefeitura em risco. Juntamente com essa cópia de segurança das informações, era preciso estabelecer um plano de Disaster Recovery, conjunto de procedimentos e políticas para garantir a recuperação dos dados e a continuidade de redes e sistemas diante de um desastre cibernético.

"Além da natural obsolescência do ambiente digital, os avanços tecnológicos e o crescimento no número de colaboradores e de sistemas exigia que a Prefeitura oferecesse aos usuários um parque tecnológico com mais disponibilidade e capacidade de processamento e armazenamento", explica Lina Watanabe, da MPE Soluções.

A concorrência da licitação do projeto foi vencida pela MPE Soluções, empresa especializada na implementação de hardwares, softwares e serviços para o mercado corporativo. Após alinhamentos com a equipe do DTI da Prefeitura de Araras, chegou-se à conclusão de que a melhor aquisição para o órgão seria a solução de Hiperconvergência HPE Simplivity.

Hiperconvergência na prática – A solução de hiperconvergência HPE Simplivity elimina os tradicionais desafios de gerenciamento de TI, agrupando serviços de data center, como servidores, armazenamento e rede, permitindo que tudo seja gerenciado por um único aplicativo. Com inteligência definida por software, a ferramenta elimina os silos de armazenamento e computação, permitindo que esses recursos sejam executados e gerenciados na mesma plataforma de servidor, eliminando ineficiências e acelerando a computação.

O projeto na Prefeitura de Araras – O primeiro passo da MPE no projeto foi a migração do ambiente de virtualização de 20 servidores físicos para a solução Hiperconvergência, em dois nós. Hoje, a Prefeitura de Araras conta com Snapshots das máquinas virtuais, podendo recuperar os dados a qualquer momento. Além disso, o órgão conta com uma tecnologia que deduplica os arquivos na solução de Hiperconvergência, resolvendo o problema de falta de espaço em storage.

Resultados que justificam o investimento – A solução Hiperconvergência HPE Simplivity permitiu à Prefeitura de Araras sair de um cenário crítico de capacidade computacional. Após 03 meses da implementação do projeto, foi registrada melhoria de mais de 90% no tempo de resposta das aplicações migradas para o novo ambiente. Outras importantes reduções registradas foram: espaço físico para alocação de equipamentos (60%); consumo de energia (aproximadamente 70%); e consumo de CPU de sistemas migrados (mais de 30%).

"A Hiperconvergência solucionou nosso problema de falta de espaço físico, ganho de performance e processamento nos sistemas internos, aumento de armazenamento de arquivos (storage), recuperação de backup, economia de energia, suporte técnico e garantia. Agora temos uma solução que permite a expansão de processamento, armazenamento, disponibilidade a qualquer momento, com a adição de mais nós no cluster", destaca Kirk Daves Moriama, diretor do Departamento de Tecnologia da Prefeitura de Araras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.