Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Professores de Unidades EMBRAPII receberão treinamento de especialistas da IBM

Professores de Unidades EMBRAPII receberão treinamento de especialistas da IBM

0
Publicidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) anunciou uma colaboração estratégica com a IBM Brasil para dar acesso aos cursos do IBM Skills Academy às Unidades EMBRAPII (centros de pesquisa) presentes em instituições educacionais. A iniciativa faz parte do programa “Trilha para o Futuro” da EMBRAPII, cujo objetivo é preparar alunos e professores, do curso técnico à pós-graduação, em carreiras tecnológicas altamente demandadas pelo mercado de trabalho. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, mais de 10 mil estudantes possam ser treinados em tecnologias como nuvem híbrida, inteligência artificial, cibersegurança, IoT e computação quântica. O anúncio da parceria foi feito, na última quarta-feira (31), pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes

A parceria também traz benefícios à Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial e à Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em Transformação Digital, à medida que aprimora o conhecimento dos profissionais que compõem os ecossistemas em consonância com as demandas do mercado. Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, mas seriam necessárias 70 mil para atingir a necessidade do mercado. Logo, há um déficit de 24 mil formandos na área de Tecnologia da Informação (TI) a cada ano.

Através do programa IBM Skills Academy, baseado em IBM Cloud, estudantes e professores terão acesso a treinamento e certificações IBM em várias áreas da tecnologia, utilizando conteúdo com curadoria do time global de pesquisadores de IBM Research. Os docentes da rede também terão acesso a sessões de treinamento de instrutores conduzidas pela IBM, para incorporar o conteúdo tecnológico em seus cursos. Medalhistas de destaque, por exemplo, da Olimpíada Brasileira de Matemática, também poderão se beneficiar do modelo em parceria com as Unidades EMBRAPII.

Os cursos serão virtuais e gratuiros, de 75 horas cada, orientados por demandas práticas de mercado e com currículos estruturados majoritariamente em linguagens abertas. Atualmente, há 26 unidades da Embrapii, distribuídas em universidades, institutos federais e estaduais do Brasil.

O programa é baseado na metodologia “Train the Trainer” (T3), na qual especialistas da IBM capacitam professores que irão treinar os alunos, maximizando seu impacto. A plataforma digital da Skills Academy contém laboratórios, palestras, questionários e exame final, bem como casos de uso de indústria com foco na resolução de problemas reais de negócios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile