Internet das Coisas: os objetos com voz para ajudar a humanidade

0

A "Internet das Coisas" ou IoT (Internet of Things) é assustadora para muitas pessoas. Imagine um futuro não tão distante ou talvez já em uma realidade onde coisas do nosso cotidiano, como carros, eletrodomésticos, máquinas industriais, roupas e eletrônicos possam se conectar à internet, gerar e compartilhar dados ou informações referentes a sua utilização, e que estas informações possam ser usadas para diversos fins, como segurança, negócios, saúde, entre diversas outras possibilidades. Pois é, parece ser coisa de cinema, mas é o que está por vir e pode mudar totalmente a nossa relação com o mundo e com as coisas!

O IoT, resumidamente, são dispositivos e aplicações conectados à internet ou a qualquer outro tipo de rede, gerando e compartilhando dados que possam ser armazenados, processados, analisados e utilizados para infinitos propósitos pessoais, comerciais e governamentais, em tempo real ou não. A ideia consiste que cada dispositivo possua uma identificação única e, assim, bilhões de dispositivos irão interagir entre si e com outros sistemas e redes sociais, que irão consumir estes dados e posteriormente fornecer informações com diversos objetivos, mudando totalmente o cotidiano das pessoas e das empresas. Mas qual é o seu propósito?

O maior propósito da IoT é confluir o físico com o virtual, gerando informações que possam beneficiar a vida das pessoas em seu cotidiano, proporcionando a elas o que realmente precisam e até mesmo ajudando nas relações ambientais, meteorológicas e de segurança pública. Este conceito pode ser bem mais amplo e complexo, porque as possibilidades são infinitas e as tecnologias envolvidas ainda estão em desenvolvimento. Algumas situações poderão se beneficiar – e muito – desta tecnologia.

Um exemplo bem simples é: um domingo de futebol e bem na hora do jogo você percebe que a sua cerveja acabou. Imagine que se a sua geladeira, através do RFID, identificasse que a sua última latinha de cerveja foi consumida e enviasse esta informação para algum sistema através da internet, e este mesmo sistema já fizesse um pedido a algum e-commerce de bebidas debitando automaticamente o valor de sua conta ou em seu cartão de crédito? Você ainda pode criar uma lista de compras com definição de estoque mínimo e a própria geladeira ou o sistema realizariam as compras de acordo com o consumo da família!

Outro exemplo bem comum que acontece com qualquer pessoa são as viagens nas estradas. Você viaja tranquilamente com a sua família enquanto diversos sensores captam dados do funcionamento do motor e de outras partes do seu carro, enviando estes dados a algum sistema via internet em tempo real. De acordo com algum padrão, o sistema identifica um iminente ou real problema e, paralelamente, já alerta a seguradora ou a administradora da rodovia a exata localização do veículo e qual profissional que deve ser enviado para resolver o problema. Até mesmo na saúde a Internet das Coisas pode auxiliar, uma vez que os dados sobre pacientes utilizando algum dispositivo ou até mesmo uma roupa com sensores pode ajudar aos médicos monitorarem e tomarem alguma ação caso identifiquem algum padrão que possa colocar a vida da pessoa em risco. Pós-operados, doentes crônicos podem se beneficiar da IoT em relação a este tipo de monitoração.

Evidentemente que para estas tecnologias de ponta se tornem realidade, dependeremos cada vez mais de uma melhor infraestrutura de comunicação, recursos computacionais poderosos e de sistemas cada vez mais sofisticados, para que tenham a capacidade de obter, analisar e responder de forma eficiente a uma quantidade absurda de dados que serão gerados por estes dispositivos a cada segundo. Isto seria possível? Somente o tempo dirá.

Renato Moreira, executivo de contas da DBACorp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.