A febre dos netbooks está apenas no início, mas fabricante de chips para celulares Qualcomm planeja realizar, ainda neste ano, testes com uma nova classe de aparelhos, que estão sendo chamados smartbooks, os quais seriam construídos com base no seu chip Snapdragon, segundo informações da edição eletrônica da revista Forbes.
Como o próprio nome sugere, os smartbooks são uma mistura de smartphones com netbooks e, segundo a empresa, devem preencher uma lacuna no mercado, reunindo num único aparelho as características dos dois equipamentos. Assim como os smartphones, os smartbooks englobariam funções de telefone, de acesso móvel à internet, com conectividade 3G e Wi-Fi, e de localização por satélite (GPS), o que não existe nos atuais netbooks. Eles seriam pouco maiores que os smartphones, mas menores do que os netbooks.
Segundo a revista americana, os smartbooks terão telas entre cinco e 12 polegadas, irão operar com Linux ou outro sistema operacional móvel e terão bateria com duração de dez horas com apenas uma carga. Essas características trariam mais mobilidade, mais velocidade de conexão e novos recursos do que os netbooks.
Até o momento, 15 fabricantes, incluindo Acer, Samsung, LG, HTC e Asus, assinaram acordo para desenvolver smartbooks baseados no chip Snapdragon da Qualcomm. A expectativa da empresa é que cheguem ao mercado cerca de 30 produtos ainda neste ano. Para encorajar mais fabricantes a aderirem aos smartbooks, a Qualcomm lançou um site promocional explicando as funções e potencialidades dos novos aparelhos.
O desenvolvimento do Snapdragon é também uma estratégia da Qualcomm em concorrer com a Intel o mercado de chips, já que ao desenvolver uma nova categoria de aparelho, ela cria um novo mercado para fazer frente aos netbooks, mercado no qual a Intel domina amplamente com o chip Atom.
De acordo com a Forbes, o Google também pode ajudar a Qualcomm a popularizar os smartbooks por meio da sua plataforma móvel Android, já que fabricantes de PCs, incluindo Dell e HP, têm experimentado o funcionamento do Android em netbooks. A Qualcomm tem desenvolvido chips para telefones baseados no Android e é membro da Open Handset Alliance, consórcio que reúne operadoras, desenvolvedores de software e fabricantes com o propósito de desenvolver o sistema operacional para celulares do Google e também aplicativos para a plataforma.
- Os smartbooks vêm aí