Brasil, Argentina e Chile são os países da América Latina com a maior penetração de visitantes a sites de compras com desconto, com o acesso de mais de 10% dos usuários de internet em abril, de acordo com levantamento da Comscore divulgado nesta quarta-feira, 1º.
O estudo também revela que o Groupon manteve a liderança entre os sites de compras coletivas, registrando quase 5 milhões de visitantes. "A categoria de cupons on-line estava relativamente pouco desenvolvida na região até recentemente, quando marcas como Goupon e Groupalia emergiram", disse Alejandro Fosk, vice-presidente sênior de comScore na América Latina. "Sites de cupons não estão somente conectando comerciantes locais com consumidores on-line, mas também estão ajudando a desenvolver o comércio virtual na região."
Mercados da América Latina
Na América Latina, 11,6 milhões de usuários on-line visitaram um site de cupom em abril, representando 10% da população on-line total na região. O Brasil registrou o maior número de visitantes, com 16,1%, representando uma audiência total de 6,8 milhões de visitantes. A Argentina, que teve a segunda maior audiência, teve 1,8 milhão de visitantes de sites de cupons (13,9% de alcance), seguida do México, com 1,3 milhão de visitantes (6,6 % de alcance). O Chile, que ficou em quarto lugar com 751 mil visitantes, também teve um alcance relativamente alto, com 10,2%.
Total de Visitantes Únicos (000) – 116.592
Total de cupons(*)
1 – Groupon 4.764
2 – Groupalia 2.268
3 – Peixeurbano.com.br 2.145
4 – Clickon.com.br 1.905
5 – Apontaofertas.com.br 1.007
6 – Clickonero.com.mx 605
7 – Agrupate.com 578
8 – Guiadaspromocoes.com.br 348
9 – Bananarama.com.br 334
10 – Letsbonus.com 306
*Exclui visitações feitas em computadores públicos, como em Internet-cafés ou acessos feitos de telefones celulares ou PDAs.
"Apesar de o Groupon, de origem norte-americana, ser claramente o líder na região, estamos vendo marcas locais entrarem no mercado, especialmente no Brasil e México. À medida que marcas globais, regionais e locais começam a competir nessa categoria, será interessante ver quem ganha parcelas desse mercado emergente no próximo ano", afirmou Fosk.
- Ranking