Como se proteger das ameaças internas

0

Existe alguma coisa que pode ser feito para evitar que um incidente ocorra? Ou então reduzir os riscos de um empregado violar o banco de dados de sua empresa? Sim, existe, e são soluções simples que podem fazer toda a diferença. As violações que ocorrem dentro de uma organização podem ser facilmente encobertas, e é difícil identificar o responsável ainda mais quando todos apresentam indícios fortes de confiabilidade. E quando os criminosos são os próprios funcionários, não é difícil para que eles consigam encontrar as oportunidades certas, uma vez que eles possuem acesso a diversos arquivos, documentos e dados confidenciais.

Confira abaixo algumas práticas que podem ajudar sua empresa a se proteger das ameaças internas:

  1. Implementar políticas de senhas fortes – é imprescindível inserir senhas fortes e verificar aquelas que possam ser alvos fáceis de serem descobertas. Se os insiders são administradores de sistema, eles provavelmente têm acesso aos hashes de senha. E nós sabemos que senhas fracas são alvos fáceis para hackers.
  1. Impor acesso privilegiado com separação de funções – é preciso impor limites e saber quem pode ou não ter acesso aos arquivos ou pastas. Você deve ficar atento e monitorar o acesso dos usuários. Separar os acessos por funções pode ser uma saída para que funcionários de outras áreas não tenham acesso a documentos que não fazem parte de sua rotina.
  1. Fique atento aos funcionários desligados – certifique-se de que os controles estejam configurados para negar o acesso no último dia de qualquer funcionário, independentemente da razão pela qual a pessoa tenha deixado à empresa. O departamento de TI deve saber todos os caminhos de acesso que estão disponíveis para o trabalhador e evitar que uma invasão aconteça.
  1. Cuidado com o acesso de terceiros – é fácil esquecer que a intranet de uma organização está aberta não apenas para os funcionários, mas também há a possibilidade de clientes, fornecedores externos e empreiteiros remotos acessarem a sua rede. Eles contam como insiders também. Embora você provavelmente não seja capaz de observar diretamente os eventos precursores, você deve agir cuidadosamente e monitorar a atividade desses agentes externos.
  1. Seja sempre o backup – as organizações precisam ter em vigor um plano de recuperação do sistema de arquivos. Isso, claro, requer o backup de dados e, frequentemente, de outros documentos importantes. Você precisa ter sempre uma nova estratégia e trabalhar vários cenários caso ocorra uma invasão.

Carlos Rodrigues, country manager da Varonis no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.