Espionagem telefônica pela NSA expira, mas monitoramento da internet continua em vigor

0

A autorização legal para as agências de espionagem dos EUA Agência de Segurança Nacional (NSA), vasculharem dados telefônicos e outras informações de cidadãos norte-americanos expirou à meia-noite de domingo, 31, já que o Senado dos EUA não aprovou a renovação desses poderes.

Após um longo debate, os senadores não conseguiram votar a prorrogação de partes da Lei Patriota, aprovada após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, que manteria o programa de monitoramento telefônico revelado há dois anos pelo ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA), Edward Snowden. Diante disso, o senador republicano Rand Paul bloqueou a extensão da lei durante uma sessão extraordinária no domingo. Paul, pré-candidato à Presidência da República, acusou o programa da NSA de ser ilegal e inconstitucional.

O dado é que, paralisado por regras processuais que exigem o consentimento de todos os parlamentares, o Senado não agiu a tempo para impedir que o programa expirasse, o qual só deve ser revisto na terça-feira ou quarta-feira, 2 e 3. O Senado estava em recesso na semana passada.

O fim do prazo de validade de três das principais disposições da Lei Patriota significa que, ao menos por ora, além de a NSA não poder coletar registros de telefonemas nos EUA, o FBI, a polícia federal americana, não pode invocar a lei para obter, para novas investigações, ordens de escuta telefônica ou ordens judiciais para a obtenção de registros de negócios relevantes para uma investigação.

Apesar disso, o dispositivo da lei que trata do acesso pelo governo americano às comunicações via internet não foi modificado nem tampouco perdeu a validade. Ou seja, o monitoramento pelos órgãos de inteligência não tem nenhuma restrição.

Reformulação da lei

O boqueio do monitoramento pela NSA, mesmo que temporário, demonstra uma profunda mudança na atitude dos parlamentares, desde o 11 de setembro. Catorze anos após os ataques, uma onda de preocupações com a privacidade, decorrentes tanto da grande expansão dos sistemas de comunicação e da desconfiança crescente de uso dos dados pelo governo, passou da tomar conta do Congresso.

Um projeto de lei da Câmara dos Representantes propõe a reformulação completa da Lei Patriota, com a proibição da coleta em massa de registros telefônicos. De acordo com as disposições do projeto, varreduras, feitas sob o pretexto das chamadas cartas de segurança nacional, emitidas pelo FBI, acabariam. Os dados, armazenados pelas empresas de telefonia, somente poderiam ser acessados por agências de inteligência, após a aprovação pelo Tribunal de Inteligência e Segurança Estrangeira (Fisa, na sigla em inglês).

O presidente Barack Obama e seu diretor de inteligência nacional, James Clapper Jr., fizeram advertências nos últimos dias sobre os perigos de deixar a lei expirar. O diretor da CIA, John O. Brennan, ecoou o presidente no domingo, durante uma entrevista no programa "Face the Nation", da CBS, questionando se não teria "sido um pouco arrogância política".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.