Mais de 50% da indústria farmacêutica não tem conhecimento pleno sobre rastreabilidade de medicamentos

0

Pesquisa realizada pela KPMG revela que 55% dos respondentes da indústria farmacêutica afirmaram não ter pleno conhecimento sobre regulamentação da Anvisa RDC nº54, e 8% disseram não ter nenhum conhecimento sobre o assunto. Estabelecida pela Anvisa em 2013 e que passa a valer integralmente no próximo ano, a regulamentação traz regras sobre a implantação do sistema nacional de controle de todos os medicamentos sujeitos a registro, inclusive amostras grátis.

A RDC 54 prevê o rastreamento dos medicamentos por meio eletrônico, de forma a permitir a consulta ao histórico, aplicação e localização de toda unidade de medicamento produzido, dispensado ou vendido no território nacional, por meio de sistemas de informação que possibilitem o controle do produto desde a fabricação até a sua entrada no estabelecimento que realiza a dispensação.

A pesquisa traz ainda outros dados alarmantes: 43% dos respondentes ainda não iniciaram a implementação da norma e 20% ainda não têm nenhum planejamento.

"Apesar da implementação da regulamentação ser apenas no final do ano que vem, já em dezembro deste ano todos os fabricantes deverão disponibilizar à Anvisa os dados completos de rastreamento de três lotes pilotos. A abrangência da RDC 54 vai além das fronteiras da indústria, envolvendo toda a cadeia de valor do setor inclusive operadores logísticos, distribuidores, hospitais e postos de saúde e a rede de varejo farmacêutico. Por isso, é crucial que os participantes adotem medidas concretas para a implementação dos requerimentos da regulamentação, atentando para os prazos para tanto, que já são bastante curtos", afirma o sócio da KPMG no Brasil e líder do setor farmacêutico, Leonardo Augusto Giusti.

Investimentos

A falta de planejamento e eventual morosidade em iniciar os processos para a implementação plena da rastreabilidade pode impactar a indústria, visto que os investimentos devem ser relevantes. Para 58% dos participantes da pesquisa, cada empresa deverá investir mais de R$ 2 milhões para colocar o projeto em prática. "Soluções de serialização e de rastreabilidade trazem diversas contribuições, mas também desafios, dentre eles, a implantação de novas estratégias e tecnologias e adequação a cadeia de suprimentos e de práticas de compliance", finaliza Giusti.

Fórum de Saúde Digital

No Fórum de Saúde Digital 2015, que acontece dia 2 de julho no WTC, haverá uma palestra especial sobre os ''Desafios da implantação da rastreabilidade de medicamentos'', por uma dos maiores especialistas globais, Charles Hoppensteadt, vice-presidente Sênior de Life Sciences Solutions da Axway, que acompanha a implantação da rastreabilidade em todos os países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.