Publicidade
Início Notícias Profissional Índice iCFO Saint Paul Escola de Negócios – IBEF-SP aponta TI como...

Índice iCFO Saint Paul Escola de Negócios – IBEF-SP aponta TI como prioridade de investimentos pelas empresas

0
Publicidade

Os diretores financeiros (CFOs) têm como principal foco de investimentos em suas empresas nos próximos 12 meses a área de Tecnologia de Informação. Em seguida, a prioridade é a ampliação da capacidade instalada. As constatações são do índice trimestral inédito iCFO, lançado no final de maio pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-SP) e pela Saint Paul Escola de Negócios, um escola de referência de negócios pela Financial Times.

Nesta primeira edição do índice iCFO, 23,9% dos entrevistados responderam que pretendem investir em tecnologia da informação e, em segundo lugar, com 15,9%, estão os investimentos com a ampliação da capacidade instalada.

a1
Clique no gráfico para ampliar

Para a formação do índice iCFO foram entrevistados 99 CFOs, de mais de 20 segmentos diferentes de atuação. A expectativa média dos CFOs para a economia brasileira, nos próximos 12 meses, é de uma queda de 3% do Produto Interno Bruno (PIB), com uma inflação de 8,9%.

Clique no gráfico para ampliar

Quanto ao câmbio, o índice iCFO captou, no momento aferido, uma projeção de dólar a R$ 4,40 nos próximos 12 meses e, a Selic em 13,7%. As principais preocupações das lideranças das empresas pesquisadas são fatores relacionados ao ambiente político e à intervenções governamentais em diferentes setores da economia, seguido de perto pela demanda do mercado interno brasileiro.

A prova da preocupação dos CFOs com a economia brasileira é que 46% das empresas pesquisadas têm expectativa da redução do quadro de funcionários e, 51% tem expectativa de redução do quadro de terceiros.

Clique no gráfico para ampliar

O Índice Saint Paul Escola de Negócios |IBEF-SP de confiança dos CFOs aponta também para uma preocupação quanto ao custo do endividamento das empresas, sendo que 56,9% esperam um aumento do custo de endividamento para os próximos 12 meses.

Clique no gráfico para ampliar

O presidente do IBEF-SP, José Claudio Securato, afirma que o inédito índice iCFO é importante para medir a confiança do setor produtivo da economia brasileira. “No índice estão apontamentos responsáveis pelas tomadas de decisões de grande parte das principais empresas instaladas no Brasil. Com base nesses números é possível entender como a economia deve se comportar nos próximos meses. Esperamos que o novo governo tenha condições e ambiente político para implementar as medidas necessárias para que a economia brasileira retome a rota de crescimento”, afirma o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile