Publicidade
Início Notícias Negócios Bancos digitais ampliam serviços para MEI, defende entrante

Bancos digitais ampliam serviços para MEI, defende entrante

0
Publicidade


Por definição, desbancarização é a troca de grandes entidades bancárias por uma corretora de valores, uma fintech ou um banco de menor porte. Em comum, eles oferecem serviços através da internet, com pouca burocracia, muita praticidade e, geralmente, taxas mais atrativas. E se as Contas Digitais já estavam em franca expansão antes da pandemia, devem ganhar ainda mais mercado com a necessidade de distanciamento social. O foco agora é ampliar os serviços para os Microempreendedores Individuais (MEI).

“De cada três brasileiros, um não possui conta bancária. Muitas dessas pessoas são empreendedores, ambulantes e trabalhadores autônomos, que precisariam estar mais inseridos na economia formal. Com a crise causada pela pandemia, e o aumento do desemprego formal, a saída para muitos será investir em pequenos negócios. E essas pessoas vão precisar de acesso a crédito. Hoje, eles precisam esperar até dois anos para juntar dinheiro suficiente para comprar um aparelho celular, e muito mais para comprar um automóvel, por exemplo”, ressalta Fernando Vogt, diretor comercial da Target Meios de Pagamentos que lançou, durante a pandemia, a Conta Digital para o Caminhoneiro MEI.

A empresa, que já oferecia Conta Digital para os motoristas autônomos desde o ano passado, viu o número de clientes crescer 150% em 2020, sendo mais da metade desse crescimento durante a pandemia, principalmente depois do lançamento da Conta Digital MEI. “Quando se fala de MEI a falta de acesso ao sistema bancário impacta diretamente na possibilidade de crescimento desses microempreendedores. O acesso a um cartão de crédito por exemplo, permite o parcelamento de compras e pequenos investimentos. Isso impulsiona seus negócios e faz a economia girar”, acrescenta Vogt.

A oferta de contas digitais é vista como uma grande contribuição para a democratização do sistema financeiro, do qual muitos cidadãos ainda são excluídos. Na maioria dos bancos tradicionais, a burocracia para a simples abertura de uma conta ainda é grande e o procedimento pode demorar dias e até semanas. A oferta de pacotes engessados com cobrança de diferentes taxas é outro fator que torna as contas em agências bancárias menos atrativas. Sem contar que o atendimento dado pelos bancos é um dos campeões de reclamações em órgãos de proteção ao consumidor.

“Em primeiro lugar, você ganha a possibilidade de dispor de serviços financeiros pagando menos! E isso é muito importante em tempos de crise. Além disso, as contas digitais para MEI simplificam processos de pagamentos de contratos, benefícios e reembolsos. Essa, aliás, é uma das maiores dores de cabeça em muitos departamentos de RH: pagar um fornecedor que não tem conta bancária”, diz Vogt.

O executivo ressalta que as fintechs souberam olhar para as dores dos clientes e criar formas de aliviá-las, colocando fim à necessidade de filas, às portas giratórias e a aglomerações. Algo fundamental em tempos de coronavírus. “Ninguém quer ter que ir à uma agência bancária e correr o risco de se contaminar”, conclui o diretor comercial da Target Meios de Pagamentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile