Publicidade
Início Notícias Negócios Corretoras de criptoativos conquistam CNAE própria

Corretoras de criptoativos conquistam CNAE própria

0
Publicidade

As corretoras brasileiras de criptoativos conseguiram um avanço no processo de regulamentação do setor no país: agora elas têm a própria CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Isso significa que as atividades que elas exercem são reconhecidas oficialmente por órgãos administrativos e fiscais da União, dos estados e dos municípios. A inclusão foi feita em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A demanda por uma CNAE própria para o segmento foi capitaneada pela ABCripto (Associação Brasileira de Criptoeconomia). “É uma demanda antiga nossa e representa uma grande conquista e um passo rumo a um reconhecimento mais amplo e definitivo dos ativos digitais e das atividades relacionadas a eles no país, trazendo mais segurança, transparência e solidez ao setor”, declara Safiri Felix, diretor-executivo da ABCripto.

Agora as corretoras – também conhecidas como exchanges – são enquadradas com o CNAE  6619-3/99 (Corretagem e custódia de criptoativos), na seção “Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados”, na classe “66.19-3 Atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente”.

Até então, não havia CNAE específica para corretoras de criptomoedas. Algumas adotavam o código referente a intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, enquanto outras usavam até mesmo o de provedores de internet.

A CNAE é destinada a organizações públicas e privadas, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas que exercem atividade econômica.

Outra conquista do setor foi a Instrução Normativa 1888/19 (Receita Federal), determinando que pessoas físicas, jurídicas e corretoras que fazem operações com ativos digitais no Brasil reportem informações à Receita.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile