Publicidade
Início Notícias Inovação Estudo mapeia a importância das ferramentas online no consumo e no comportamento...

Estudo mapeia a importância das ferramentas online no consumo e no comportamento social da Geração Z

0
Publicidade

O isolamento está sendo mais físico do que social para os jovens da Geração Z. Essa é uma das principais constatações da pesquisa “Zners – A Geração Z que Viveu a Quarentena”, realizada pela HSR Specialist Researchers. E a principal razão para o sentimento de isolamento social menor é o ambiente digital. Por meio das ferramentas online os Zners, expressão com a qual a HSR definiu os integrantes da Geração Z, entre 16 e 24 anos, estão bastante ativos, com maior volume de interações sociais, produção de conteúdo e, até mesmo, comprando mais.

O estudo comprova que esses jovens estão explorando muito bem todas as possibilidades das plataformas de conversas online nesses tempos de quarentena. No total, 59% disseram que passaram a utilizar mais as ferramentas digitais de comunicação, sendo que 48% buscam esses recursos para “encontrar” os amigos. Além disso, 41% dos entrevistados estão criando mais conteúdo, enquanto 21% estão aproveitando o tempo para fazer novos amigos virtuais.

O levantamento também apontou caminhos bem típicos para o acesso às informações por parte desse conjunto durante a pandemia. Entre os diversos canais adotados, os Zners têm como principal fonte de notícias as redes sociais, com prevalência do Instagram, citado por 70% dos pesquisados. Na sequência, sinalizam preferência por portais de notícias (55%), TVs (52%) e, em menores percentuais, WhatsApp (43%) e Facebook (40%). Esses dados – a busca de informações em sites de notícias – sugerem a procura por informações mais seguras em tempos de fake news.

Crescimento do consumo – Segundo o estudo, 30% dos Zners estão comprando mais do que antes da pandemia. Nesse sentido, comida pronta é o item mais comum, mencionado por 59% deles. Porém, esse movimento alavanca todo tipo de consumo. Compras de roupas, calçados e acessórios foram apontadas por 49% e outras citações incluem produtos de beleza (35%), eletroeletrônicos (31%), livros (30%), e medicamentos (26%), entre outros.

Comportamento online pós-pandemia – Interação e convívio, mesmo que virtual, são as palavras-chave para a Geração Z. Em um novo mundo 100% digital, os Zners dizem que levarão como aprendizado deste momento o hábito de interagir mais com as pessoas. Pretendem pós pandemia, continuarem a se expor mais para o mundo e 48% deles querem continuar a busca por conhecer novas pessoas por meio de plataformas online, até porque para estes Zners a interação com os grupos já estabelecidos no espaço virtual pode saturar-se rapidamente.

Ademais, conviver e conversar virtualmente com amigos é importante para 39% dos entrevistados. Já produzir conteúdo para YouTube, TikTok, Instagram, entre outros meios, é apontado por 37% dos entrevistados. Utilizar programas voltados à conversação online como Zoom, Whereby, Google Hangouts, Google Meet, Skype, Slack, Join.Me, Teams, entre outros, é fundamental para 31% dos Zners.

“Depois da pandemia, o mundo digital estará totalmente integrado ao estilo de vida desses jovens. Eles já vivenciavam intensamente experiências online e isso está sendo ampliado na quarentena. Toda essa experiencia pela qual os Zners estão passando, os valores que estão sendo emergidos, assim como a maneira como estão experenciando este “novo mundo” contribuem para que projetem um mundo pós pandemia, melhor e mais humano. A pesquisa mostrou que 39% acreditam que, após a quarentena, as pessoas estarão mais conectadas e digitais sim, mas também serão mais solidárias (55%) e humanas (49%)”, conclui Naira Maneo, diretora da HSR Specialist Researchers.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile