Publicidade
Início Blogueria Como escolher o melhor banco de dados na nuvem

Como escolher o melhor banco de dados na nuvem

1
Publicidade

A computação em nuvem já é uma realidade no dia a dia de milhares de empresas. O que surgiu como uma tecnologia promissora hoje já possui um consolidado histórico de sucesso. Ainda mais com a pandemia, que acendeu o alerta para a digitalização, às vezes tardia, de milhares de negócios. A nuvem serve como uma potencializadora, permitindo o crescimento dos ambientes digitais de forma mais rápida, escalável, com um bom custo-benefício e possibilitando que a equipe de tecnologia da sua empresa foque no negócio principal, e não em detalhes – importantes – mas automatizáveis pela cloud, se feitos com o acompanhamento de um parceiro especializado. Também permite a continuidade, diminuindo os riscos de seu negócio ser impactado negativamente por algum tipo de acidente ou falha.

Um dos pontos mais significativos nessa jornada das companhias para a nuvem são os bancos de dados. Dados que são considerados hoje como o ‘novo petróleo’. Mas como aproveitar ao máximo esse bem tão valioso e, em especial, como armazená-lo da melhor forma possível? Afinal, para seguir com a analogia, se você encontrar um poço de petróleo em seu terreno, você não vai extraí-lo com uma pá de criança e guardar em um baldinho, certo? Você vai contratar uma empresa especializada, que entenda desse negócio. O mesmo vale para os bancos de dados.

E tudo hoje usa algum tipo de armazenamento em nuvem: do simples jogo para o smartphone, pequeno e-commerce às gigantes das redes sociais, todas, de alguma forma, armazenam e tratam esses dados para usar estrategicamente em seus negócios. Mas qual é a melhor opção? Abaixo algumas possibilidades de bancos de dados e seus usos mais comuns:

Relacional: indicado para comércio eletrônico, ERP e CRM

Em memória: armazenamento em cache. Usado em placares de jogos e aplicações geoespaciais, por exemplo

Chave-valor: utilizado em aplicações web de alto tráfego, como jogos eletrônicos

Documento: usado em catálogos, gerenciamento de conteúdo, perfis de usuários etc.

Grafo: usado em redes sociais, detecção de fraudes, mecanismos de recomendação etc

Séries temporais: indicado para DevOps, aplicativos IoT, telemetria industrial etc

Coluna ampla: utilizado em aplicativos industriais de grande escala

Ledger: comum em sistemas de registros, cadeias de suprimentos, registros de transações bancárias etc.

E qual desses é o melhor? Depende. Cada um é projetado para um tipo de uso. Simplificando, imagine os bancos de dados como o armário do seu quarto, que possui vários compartimentos. Se você precisa guardar uma calça ou um grande casaco, você vai escolher pendurar em um cabide ou dobrar e espremer o conteúdo em uma pequena gaveta? E as meias? Você vai colocar na gaveta ou pendurá-las, uma a uma, no cabide? E não é que as gavetas ou a parte ampla para os cabides são ruins ou boas. Elas são apenas adequadas para cada tipo de uso. O mesmo vale para os bancos de dados. Cabe à empresa, junto ao seu parceiro estratégico, avaliar qual é o modelo mais indicado para as aplicações do seu negócio, sempre pensando na melhor performance e custo.

Guilherme Barreiro, diretor Geral na Nextios.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile