Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Estudo prova que computação de borda acelera a transformação digital

Estudo prova que computação de borda acelera a transformação digital

0
Publicidade

As empresas de hoje enfrentam desafios gigantescos. O uso da tecnologia cresceu exponencialmente durante a pandemia, gerando um volume inédito de dados críticos de negócios. Esses dados serão fundamentais para a transformação digital de várias empresas, mas muitas ainda enfrentam desafios bem reais na hora de processá-los.
É aqui que a computação de borda pode ter um papel crítico, aumentando a eficiência e sustentando o crescimento futuro de empresas de porte internacional.

O ritmo das mudanças ficou ainda mais intenso por conta da pandemia global, a crise climática e o aumento nas tensões sociopolíticas. Além disso, nossa resiliência de dados está cada vez mais alta, com trilhões de minutos sendo processados em plataformas de vídeo a cada mês. É importante que estes dados estejam prontamente disponíveis para que as empresas possam inovar em tempo real.

A explosão de dados deixou em alerta as empresas que buscam maximizar o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) e comunicações 5G. Diretores de Informática (CIOs) estão “acordando” para as demandas de infraestrutura destas tecnologias e para o papel que a computação de borda pode desempenhar na promoção de vantagens competitivas por meio da transformação digital acelerada.

O levantamento oferece uma visão sobre o que a computação de borda tem a oferecer hoje e amanhã nos principais setores. Resumindo, a borda é o lugar onde as empresas podem transformar seus planos mais ambiciosos em realidade. Os CIOs entendem que a borda é fundamental para acessar as inovações futuras. Entre os entrevistados, 76% afirmam que identificar a “localização ideal” para o processamento de dados constitui um dos principais desafios ao progresso de suas companhias.

A borda está prestes a transformar todos os aspectos de nossas vidas e negócios e os CIOs devem investir na colaboração e alavancar ecossistemas que lhes permitam capitalizar todas as suas oportunidades. A computação de borda já está levando os serviços digitais para a próxima fronteira, trabalhando em sinergia com tecnologias críticas como IA e 5G. No momento, apenas entre os clientes da Intel, existem mais de 24.000 implementações na borda que estão gerando valor real de negócios, ajudando as empresas a crescer e inovar nesta nova era de inteligência distribuída.

Principais conclusões:

Varejo: Os dados analisados na borda eliminam a distorção de estoque, deixando as cadeias de suprimentos e o desenvolvimento de produtos incrivelmente eficientes. A borda também oferece análises em tempo real do comportamento dos consumidores, permitindo aos varejistas oferecer experiências sob medida. A taxa de conversão de vitrines do cliente Intel Wonderstore aumentou em quase 17% desde a implantação de tecnologias de borda.

Indústria: Os sistemas de automação de processos robóticos (RPA) baseados em IA geram resultados transformadores para a Indústria 4.0 e estão sendo usados para realizar tarefas repetitivas e potencialmente perigosas com maior velocidade e precisão do que os humanos. A visão mecânica também tem sido usada para validar recursos e verificar a existência de defeitos, ajudando a entregar produtos de excelente qualidade. Essas implantações na borda ajudaram o cliente Intel Audi a aumentar a velocidade de inspeção de solda em 100x com apenas 18 milissegundos de latência. Assim, a empresa conseguiu reduzir os custos de mão de obra em até 50% em uma de suas principais fábricas de montagem, localizada em Neckarsulm, na Alemanha.

Cuidados médicos: A computação de borda também vem transformando o cuidado com os pacientes, aumentando a qualidade de atendimento e eficiência clínica, permitindo o monitoramento frequente de pacientes e a coleta de dados, integração com registros eletrônicos de saúde e análises com base em IA. Além disso, a inferência de deep learning é usada em diagnósticos de imagem, acelerando a identificação de problemas de saúde e salvando vidas. Graças à tecnologia na borda, a Philips, cliente Intel, conseguiu acelerar a geração de imagens de tomografia computadorizada em 188 vezes, sem a necessidade de mexer em seu hardware.

Telecomunicações: Por meio do uso de eficiência operacional e de rede, o machine learning pode ajudar as operadoras de telecomunicações na redução de custos e no aumento da eficiência operacional e da rede em resposta às crescentes expectativas de nível de serviço. Com o auxílio de IA e analytics, as operadoras podem gerenciar suas redes 5G de forma inteligente, atingindo metas de desempenho e automação de rede, economia de energia e flexibilidade operacional, atendendo uma ampla variedade de usos da tecnologia 5G e de borda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile