Publicidade
Início Serviços Call Center Holding do setor elétrico, Equatorial atualiza URA com Watson e nuvem IBM

Holding do setor elétrico, Equatorial atualiza URA com Watson e nuvem IBM

0
Publicidade

A IBM anunciou que redesenhou a solução de URA (Unidade de Resposta Audível) do Grupo Equatorial para atendimento de chamadas telefônicas dos clientes usando IBM Watson e IBM Cloud Pak for Applications, oferecendo um ambiente de nuvem híbrida com flexibilidade, estabilidade e escalabilidade para suportar o atendimento nos períodos de pico. Além disso, o ambiente criado em Red Hat OpenShift, plataforma líder em Kubernetes empresariais, permitiu a integração de aplicativos dos canais digitais para atender melhor o mercado.

O Grupo Equatorial, holding que atua no setor elétrico brasileiro, tem mais de 22% do território nacional e 10% dos clientes do País nos estados de Alagoas, Piauí, Maranhão, Pará e recentemente no Rio Grande do Sul. A empresa vem investindo em tecnologia nos últimos anos, mesmo antes da recente pandemia, para oferecer um atendimento simples, cômodo e rápido e, o mais importante, de fácil acesso para os clientes por meio de seus canais digitais, que hoje são responsáveis por cerca de 84% dos atendimentos da empresa.

“Os canais digitais oferecem comodidade aos clientes para solicitar serviços e obter suporte de forma rápida e eficiente, principalmente em momentos de maior utilização de atendimento remoto. Para a IBM é uma grande satisfação poder ajudar a Equatorial com recursos de nuvem híbrida e inteligência artificial para atender da melhor forma às necessidades de seus clientes nos diferentes canais, assim como aprimorar a estabilidade e escalabilidade, o que é especialmente importante durante períodos de pico de demanda”, explica Joaquim Campos, Vice-presidente de Technology da IBM América Latina.

Como parte da evolução dos canais digitais do Grupo Equatorial, a empresa criou a assistente virtual Clara usando IBM Watson Assistant em IBM Cloud em 2019. Clara usa recursos avançados de processamento de linguagem natural para interagir com clientes na internet e pelo WhatsApp e em 2020 teve um crescimento de 108% em suas interações.

A assistente recentemente se tornou também uma URA com infusão de IA para interagir com os clientes por telefone usando os serviços de transcrição (Speech to Text) e sintetização de voz (Text to Speech) do Watson. Eles permitem que a Clara possa conversar com os consumidores e entender termos específicos do cliente da Equatorial, além de regionalismos. As tecnologias utilizadas permitem a integração com os sistemas internos de telefonia e o acompanhamento completo do cliente, incluindo transferência para um atendente humano, quando necessário, além de monitoramento de chamadas e abertura de solicitações. Hoje, são realizadas em média 61.000 ligações pela URA por dia, com mais de 139 milhões de mensagens já trocadas desde sua criação.

“Essa mudança permitiu o aumento na retenção na URA e melhorou a experiência dos clientes”, diz Marcelo Augusto, que conduz as iniciativas de Digital e Inovação do Grupo Equatorial Energia. “Temos investido maciçamente em inovação e tecnologia e a Clara é uma destas iniciativas que nossos clientes percebem com maior facilidade. Com a Clara entendendo as intenções dos clientes e respondendo por voz durante as ligações telefônicas, tivemos redução de falhas nas chamadas e aumentamos a satisfação dos clientes. Também conseguimos oferecer orientação para serviços não atendidos na URA e redução no tempo de resposta de conversação”, explica Marcelo Augusto.

Usando IBM Watson, Clara agora está projetada para atender a uma variedade de solicitações dos clientes, incluindo registro de falta de energia, solicitação de segunda via de conta e religação, que antes eram feitos apenas por atendentes humanos quando o cliente ligava para a Equatorial. Dessa forma o call center pode focar em atendimentos mais qualificados, nos quais são necessárias análises e respostas mais personalizadas, melhorando a experiência oferecida. Os clientes também têm a possibilidade de solicitar automaticamente serviços como consulta de débitos, código para pagamento e cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda, esse último bastante demandado durante a pandemia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile