BASF divulga Relatório Anual de Sustentabilidade 2021

1

A BASF acaba de divulgar seu Relatório Anual América do Sul referente a 2021. O documento reúne o desempenho econômico, ambiental e social da empresa na região e o resultado das principais iniciativas e projetos do período. Mesmo com os desafios impostos pelo segundo ano da pandemia da COVID-19, a companhia alcançou o melhor resultado financeiro da sua história na América do Sul, com vendas de € 4,4 bilhões. Ao redor do mundo, a companhia contabilizou vendas de € 78,5 bilhões.

Disponível em www.basf.com.br, o Relatório Anual apresenta a governança e a visão de sustentabilidade da empresa, que compreende toda a cadeia de valor, desde a aquisição de forma responsável, passando pela operação segura e eficiente de suas fábricas, até o desenvolvimento de soluções para o mercado que contribuem de forma significativa para a sustentabilidade, sempre com respeito a todas as pessoas.

"Esse resultado somente foi possível porque ampliamos nosso impacto positivo conectando pessoas, organizações sociais, poder público e empresas na superação dos desafios — dos nossos clientes, da sociedade e, também, os nossos. O desempenho alcançado nos dá a segurança de que estamos no caminho certo na implementação da nossa estratégica, que coloca o cliente no centro de tudo", comenta Manfredo Rübens, presidente da BASF para América do Sul.

Meio ambiente – Em 2021, a companhia estabeleceu novas metas globais ambiciosas em direção à neutralidade climática. Até 2030, a empresa pretende reduzir em 25% suas emissões mundiais de gases de efeito estufa e zerar as emissões líquidas de CO2, globalmente, até 2050. Para conquistar esses resultados, a empresa planeja investir, aproximadamente, € 1 bilhão até 2025 e entre € 2 bilhões e € 3 bilhões até 2030.

A companhia desenvolve seus produtos sob a ótica da sustentabilidade e classifica seu portfólio de acordo com sua contribuição nesse sentido. Cerca de 30% do seu portfólio é classificado como Accelerator, categoria que apresenta uma contribuição significativa de sustentabilidade na cadeia de valor. Em 2021, a companhia registrou vendas de € 24,1 bilhões de soluções Accelerators, um aumento de 43,9% em relação a 2020.

Entre os programas ambientais destacados em 2021 está o Mata Viva®, que já soma mais de 1,3 milhão de árvores plantadas e 750 hectares de florestas restauradas. Somente no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP, Brasil), de 1984 a 2021, a empresa contribuiu para o reflorestamento de 155 hectares de mata nativa com 319 mil árvores plantadas ao longo de quatro quilômetros do rio Paraíba do Sul. Ja na Reserva Suvinil, localizada no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes em São Bernardo do Campo (SP, Brasil), 30 hectares contribuem para a preservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade. Com apoio da Fundação Espaço ECO, em 2021 a empresa apresentou um estudo de levantamento da biodiversidade no local que identificou mais de 200 espécies de fauna e flora e cinco nascentes. Estima-se que, juntas, as duas iniciativas contribuíram para remoção de 192 mil toneladas de CO2.

Sociedade — Por meio do edital BASF Conectar para Transformar, a BASF seleciona projetos de impacto social e ambiental para serem implementados nas cidades onde atua, com foco nas áreas de educação científica; empregabilidade; ou educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. Em 2021, em sua 5ª edição, 12 projetos foram selecionados, para implementação na Argentina, Brasil e Chile.

Como parte de sua estratégia de engajamento social, a companhia também patrocinou, em 2021, 38 projetos por meio de leis de incentivo fiscal (33 no Brasil, 4 no Chile e 1 na Argentina), que somaram investimentos de aproximadamente R? 6,5 milhões.

A companhia conta com 17 Comissões de Voluntariado em suas unidades na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai, que em 2021 mobilizaram mais de 1.000 voluntários em 75 ações. Os voluntários dedicaram parte do seu tempo para minimizar os impactos da COVID-19 e promoveram a campanha "Doe Alimentos para quem tem Fome", contribuindo para arrecadação e apoiando a distribuição de cerca de 21.000 cestas básicas, que beneficiaram 29 instituições.

Desde o início da pandemia, a BASF forneceu produtos essenciais para os clientes e atuou em diferentes parcerias para apoiar a sociedade. As ações de engajamento social, juntas, impactaram 2,5 milhões de pessoas, sendo 2,2 milhões relacionadas a ações de combate à pandemia, como a doação de cestas básicas, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza.

Clientes — Em 2021, a empresa lançou 12 plataformas digitais que permitiram a ampliação da apresentação do portfólio de soluções, ficando ainda mais próximos dos clientes, propiciando uma melhor experiência para compartilhamento de conteúdo e realização de compras.

A Fazenda BASF, um hub de conteúdo voltado para agricultores e profissionais do setor agrícola, traz informações sobre soluções da empresa, mercado e tendências, além de promover eventos, reuniões, feiras e "dias de campo" — tudo de forma virtual. O objetivo é contribuir com o agricultor na tomada de decisões para o seu negócio e abrir as portas para o diálogo e para cocriar. Lançada em setembro de 2021, a plataforma finalizou o ano com mais de 38 mil acessos e 8 mil inscritos.

Pessoas — A companhia encerrou o ano com 111.000 colaboradores no mundo, sendo 5.993 da América do Sul. Em 2021, os colaboradores administrativos começaram a retornar gradativamente aos escritórios, iniciando a transição de forma segura para um novo modelo de trabalho mais inclusivo, colaborativo e aberto, que faz parte de uma nova cultura com opções de modelos híbridos e novos espaços de trabalho que estimulam a colaboração, cocriação e inovação.

Em 2021, a empresa também deu continuidade a sua jornada para promover um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo. Foram promovidas ações de valorização da diversidade e promoção da inclusão no ecossistema da companhia como em processos seletivos, programas de desenvolvimento e retenção de talentos e na cadeia de fornecimento.

Entre as ações que valorizam a cultura do respeito a todas as pessoas está a Semana da Diversidade e Inclusão, que contou com 4 mil participantes em 11 lives sobre temáticas que abordam o acolhimento, a inclusão e o respeito de uma forma transversal, tratando sua importância e impactos no ambiente corporativo e pessoal.

Em 2021, a empresa lançou, no Brasil, o quinto grupo de afinidade, voltado à diversidade geracional e inclusão etária. A empresa já atua no Brasil com grupos de afinidade que promovem: equidade de gênero, equidade racial, inclusão de pessoas LGBTI+ e inclusão de pessoas com deficiência.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui