Empresas formam consórcio para mudar especificações de velocidade em data centers

0

Um consórcio de empresas incluindo a Arista Networks, Broadcom, Google, Mellanox Technologies e Microsoft anunciou nesta terça-feira, 1, a disponibilidade de uma especificação otimizada para permitir redes de data ceters a operarem em velocidades entre 25 ou 50 Gbps, no protocolo Ethernet. Essa nova especificação vai permitir a realização de um escalamento de velocidade entre o servidor e o storage, em redes cujo workload ultrapassa a capacidade de 10 ou 40 Gbps das redes Ethernet atuais.

O "25 Gigabit Ethernet Consortium" foi criado pelos líderes do mercado de tecnologia em nuvem, com o objetivo de dar suporte a um novo padrão para a indústria, com especificações Ethernet interoperáveis, que aumentam a performance, e diminui consideravelmente o custo por Gbps, entre a interface de controle de rede (NIC) e o switch ToR [ou Top-of-Rack, na sigla em inglês]. A nova especificação foi criada e será oferecida no modelo royalty free pelos membros do consórcio, para qualquer empresa interessada em aderir.

"As empresas que fazem parte do consórcio estão dando um passo importante para aumentar a performance e a velocidade dos data centers", afirma Rogério Costa, CEO da Broadtec, integradora que distribui Arista no Brasil. "Com o aumento da performance dos serviços e os uplinks migrando para 100 Gbps num futuro próximo, faz sentido aumentar a velocidade de acesso de 10 para 25 e 50 Gbps", complementa.

"Além disso, é importante frisar que as novas velocidades trazem não só ganhos operacionais, como redução expressiva de custos", lembra Costa. Data centers como o a Microsoft têm a expectativa de reduções em CapEx e OpEx.

A principal motivação das fundadoras do consórcio é imediatamente criar um padrão para as camadas físicas de 25 Gbps e 50 Gbps, além de definir o comportamento da camada de acesso (MAC), incluindo alinhamento virtual, auto negociação, e características da conexão FEC (Forward Error Connection), ou o sistema de controle de erros para transmissão de dados. Essas característas é que permitem o aumento das velocidades de Ethernet e a implementação das novas regras nos próximos 12 a 18 meses, o que incluirá também a participação da indústria de semicondutores, equipamentos de rede, e fornecedores de equipamentos de interconexão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.