Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Justiça dos EUA acata acusação contra Google Street View por realizar escutas...

Justiça dos EUA acata acusação contra Google Street View por realizar escutas telefônicas

0
Publicidade

A Suprema Corte dos Estados Unidos acatou acusação segundo a qual o Google realizou escutas telefônicas por meio de seu projeto de mapeamento de ruas Street View — o serviço utiliza veículos que fotografam bairros no mundo todo para captar imagens de 360 graus das ruas para oferecer com o Google Maps.

No ano passado, a empresa foi multada em US$ 7 milhões por coletar, sem autorização senhas e outros dados pessoais de usuários de redes sem fio domésticas. Após a punição, o Google parou de coletar dados e se comprometeu a não fazê-lo sem aviso prévio e consentimento dos usuários.

A decisão da Justiça americana é um complicador na estratégia do Google que, na semana passada, durante sua conferência anual de desenvolvedores, apresentou uma abrangente agenda para expandir suas tecnologias para casa conectada, dispositivos vestíveis (wearable devices) e veículos autônomos. Os novos dispositivos irão se comunicar e compartilhar dados, exigindo uma grande dose de confiança dos usuários e a garantia de que as informações não serão usadas sem autorização.

Um caso de longa duração, em que o Google é acusado de explorar essa confiança e a apropriação indevida de dados,vai trabalhar contra esse programa ambicioso. O Google foi processado por violar leis federais ao coletar secretamente e-mails de pessoas, senhas e outras informações pessoais como parte de seu projeto de mapeamento Street View, que começou em 2007.

O Google sustenta que não realizou escutas telefônicas como parte do Street View, mas sua incapacidade de convencer o Supremo Tribunal significa que o caso irá além do tribunal de primeira instância. Seguindo sua prática habitual, o tribunal não explicou as razões para levar o caso adiante. A decisão, contudo, contribui para que o tribunal mantenha a reputação de defensor da privacidade contra intrusão tecnológica.

“Estamos desapontados que a Suprema Corte tenha se recusado a ouvir o caso”, disse o Google em um comunicado, sem fazer mais comentários. Com informações de agências internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile