Comprador pode vivenciar espaço do imóvel antes da compra

0
3

Vista por muitos como a realização de um grande sonho pessoal, a decisão de compra de um apartamento muitas vezes tem de ser tomada antes da primeira parede do edifício começar a ser construída. Para sanar essa necessidade de fazer o cliente compreender o projeto e seus atributos, construtoras e agentes imobiliários utilizam-se das mais diversas maneiras de representação de projetos – tais quais maquetes e plantas humanizadas. Outra alternativa é a construção de apartamentos decorados nos stands de venda – réplicas exatas dos apartamentos, para que o cliente tenha uma experiência real com o espaço que estão considerando adquirir. "A representação dos projetos é fundamental para apresentar os imóveis, pois auxilia quem não tem percepção exata de medição", afirma o diretor de lançamentos da vice-presidência de Comercialização e Marketing do Secovi/SP, Cyro Naufel.

Porém mesmo esta alternativa de construção de ambientes "reais" tem suas dificuldades. Além do alto custo de construção e manutenção, não é raro que um mesmo empreendimento apresente diversas opções de plantas de apartamento – com diferentes número de dormitórios, plantas opcionais, coberturas diferenciadas, entre outras. E geralmente é inviável construir mais do que um modelo de apartamento. Dessa forma, apenas uma das diversas opções é disponibilizada para visitação. Ademais, esta "replicação" não é realizada para as áreas de lazer do empreendimento – tais quais piscinas, academia, salão de festas – por mais que muitas vezes sejam grandes diferenciais do projeto.

ImovelNeste contexto entram em cena as formas virtuais de representação dos empreendimentos, os chamados "tours virtuais". O mestre em computação Arthur Godoy, e o engenheiro Flavio Eiras, antigos colegas de faculdade na Universidade Federal de São Carlos, fundaram a Atmmos Interatividade Virtual e lançaram no começo de 2015 o AlphaTour – uma ferramenta que promete ser a revolução dos "tours virtuais" para o mercado imobiliário,empresa tem o suporte e investimento da aceleradora de negócios do Grupo Telefônica, e utiliza-se de uma tecnologia inédita no Brasil. O AlphaTour permite que o cliente navegue livremente por todo o empreendimento – diferentemente dos "tours virtuais tradicionais" que geralmente oferecem apenas algumas perspectivas fixas para visualização. Com esta nova tecnologia, denominada simulação virtual, o cliente pode de fato caminhar por todas as opções de plantas de apartamentos, áreas comuns e de lazer, e até mesmo conhecer os acessos à rua, elevadores, e áreas de serviço do empreendimento. "É preciso que o cliente se sinta dentro do empreendimento, tenha emoções reais de experimentação. Nosso propósito é criar uma janela para o futuro" – diz Arthur. Com a inovação, no ano passado a Atmmos venceu a Demo Brasil, uma competição internacional de novas tecnologias com mais de 500 empresas participantes, participando de eventos no Rio de Janeiro, São Paulo, e na California (EUA).

O sócio diretor da Oppus Empreendimentos, Gustavo Magno, uma das primeiras construtoras a utilizar esta solução em seu stand de lançamento, considera que a ferramenta é uma grande evolução frente às soluções tradicionais oferecidas pelo mercado. "Nunca antes foi possível mostrar ao cliente tantos detalhes do projeto, e dar tanta liberdade para navegar e conhecer o empreendimento. A sensação de imersão é muito grande, e a impressão é a de estar em uma visita real, como se fosse uma janela para o futuro", afirma.

Deixe seu comentário