Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Comprador pode vivenciar espaço do imóvel antes da compra

Comprador pode vivenciar espaço do imóvel antes da compra

0
Publicidade

Vista por muitos como a realização de um grande sonho pessoal, a decisão de compra de um apartamento muitas vezes tem de ser tomada antes da primeira parede do edifício começar a ser construída. Para sanar essa necessidade de fazer o cliente compreender o projeto e seus atributos, construtoras e agentes imobiliários utilizam-se das mais diversas maneiras de representação de projetos – tais quais maquetes e plantas humanizadas. Outra alternativa é a construção de apartamentos decorados nos stands de venda – réplicas exatas dos apartamentos, para que o cliente tenha uma experiência real com o espaço que estão considerando adquirir. “A representação dos projetos é fundamental para apresentar os imóveis, pois auxilia quem não tem percepção exata de medição”, afirma o diretor de lançamentos da vice-presidência de Comercialização e Marketing do Secovi/SP, Cyro Naufel.

Porém mesmo esta alternativa de construção de ambientes “reais” tem suas dificuldades. Além do alto custo de construção e manutenção, não é raro que um mesmo empreendimento apresente diversas opções de plantas de apartamento – com diferentes número de dormitórios, plantas opcionais, coberturas diferenciadas, entre outras. E geralmente é inviável construir mais do que um modelo de apartamento. Dessa forma, apenas uma das diversas opções é disponibilizada para visitação. Ademais, esta “replicação” não é realizada para as áreas de lazer do empreendimento – tais quais piscinas, academia, salão de festas – por mais que muitas vezes sejam grandes diferenciais do projeto.

ImovelNeste contexto entram em cena as formas virtuais de representação dos empreendimentos, os chamados “tours virtuais”. O mestre em computação Arthur Godoy, e o engenheiro Flavio Eiras, antigos colegas de faculdade na Universidade Federal de São Carlos, fundaram a Atmmos Interatividade Virtual e lançaram no começo de 2015 o AlphaTour – uma ferramenta que promete ser a revolução dos “tours virtuais” para o mercado imobiliário,empresa tem o suporte e investimento da aceleradora de negócios do Grupo Telefônica, e utiliza-se de uma tecnologia inédita no Brasil. O AlphaTour permite que o cliente navegue livremente por todo o empreendimento – diferentemente dos “tours virtuais tradicionais” que geralmente oferecem apenas algumas perspectivas fixas para visualização. Com esta nova tecnologia, denominada simulação virtual, o cliente pode de fato caminhar por todas as opções de plantas de apartamentos, áreas comuns e de lazer, e até mesmo conhecer os acessos à rua, elevadores, e áreas de serviço do empreendimento. “É preciso que o cliente se sinta dentro do empreendimento, tenha emoções reais de experimentação. Nosso propósito é criar uma janela para o futuro” – diz Arthur. Com a inovação, no ano passado a Atmmos venceu a Demo Brasil, uma competição internacional de novas tecnologias com mais de 500 empresas participantes, participando de eventos no Rio de Janeiro, São Paulo, e na California (EUA).

O sócio diretor da Oppus Empreendimentos, Gustavo Magno, uma das primeiras construtoras a utilizar esta solução em seu stand de lançamento, considera que a ferramenta é uma grande evolução frente às soluções tradicionais oferecidas pelo mercado. “Nunca antes foi possível mostrar ao cliente tantos detalhes do projeto, e dar tanta liberdade para navegar e conhecer o empreendimento. A sensação de imersão é muito grande, e a impressão é a de estar em uma visita real, como se fosse uma janela para o futuro”, afirma.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile