Dubai construirá o primeiro prédio de escritório do mundo com impressão 3D

0
59

Foram divulgados nesta quarta feira, 30, em Dubai os planos para o primeiro edifício do mundo totalmente funcional com impressão 3D, uma iniciativa ambiciosa que posicionará os Emirados Árabes Unidos como o centro global de tecnologia em construções e design arquitetônico.

"O edifício será um testemunho da eficácia e da criatividade da tecnologia de impressão 3D, que acreditamos desempenhará um papel fundamental na remodelação dos setores da construção e design. Visamos aproveitar este crescimento tornando-se um centro global de inovação e de impressão 3D. Este é apenas o primeiro entre os muitos passos futuros", disse Mohammed Al Gergawi, ministro de Assuntos do Gabinete dos EAU e presidente da Comissão de Inovação Nacional dos EAU.

O prédio estará localizado próximo do "'Museu do Futuro", inaugurado no início deste ano em Dubai, e servirá como a sede temporária para seus funcionários. Contará com uma área de aproximadamente 2.000 pés quadrados, será impresso camada por camada, utilizando-se uma impressora 3D de 20 pés de altura e montado no local em algumas semanas. Toda a mobília, detalhes e componentes estruturais do interior serão também construídos utilizando a tecnologia de impressão 3D. Este será o mais avançado edifício impresso em 3D completamente funcional já existente.

O projeto é a primeira grande iniciativa do "Museu do Futuro" e faz parte de uma parceria entre Dubai e WinSun Global – uma joint venture entre a WinSun, uma empresa chinesa de tecnologia de impressão 3D e investidores internacionais – juntamente com as firmas Gensler, Thornton Thomasetti e Syska Hennessy que são empresas do setor de arquitetura e engenharia.

O design é baseado em pesquisas aprofundadas sobre os requisitos dos ambientes de trabalho no futuro e representa o último conceito em design de ambientes de trabalho. O espaço é aberto e flexível, permitindo uma variedade de usos e tamanho de equipes, e aproximará profissionais, membros da comunidade e especialistas através de uma combinação de eventos públicos e privados. Contará também com uma pequena instalação para fabricação digital e um espaço para exposição de impressão 3D.

O projeto marca o início de uma importante transformação nos setores de construção e design, a transição para a impressão 3D e a fabricação digital. Embora já extensamente testada em laboratórios, a tecnologia da impressão 3D está rapidamente atingindo seu total desenvolvimento.  Este projeto será a estrutura em impressão 3D mais avançada já construída nesta escala e a primeira a ser posta em uso.

Os especialistas estimam que a tecnologia de impressão em 3D pode reduzir o tempo de produção por volta de 50 a 70%, reduzir os custos de mão de obra de aproximadamente 50 a 80% e economizar entre 30 e 60% no desperdício em construções. Esta economia gera produtividade aprimorada, maior retorno econômico e um aumento de sustentabilidade.

Deixe seu comentário