Dubai construirá o primeiro prédio de escritório do mundo com impressão 3D

0

Foram divulgados nesta quarta feira, 30, em Dubai os planos para o primeiro edifício do mundo totalmente funcional com impressão 3D, uma iniciativa ambiciosa que posicionará os Emirados Árabes Unidos como o centro global de tecnologia em construções e design arquitetônico.

"O edifício será um testemunho da eficácia e da criatividade da tecnologia de impressão 3D, que acreditamos desempenhará um papel fundamental na remodelação dos setores da construção e design. Visamos aproveitar este crescimento tornando-se um centro global de inovação e de impressão 3D. Este é apenas o primeiro entre os muitos passos futuros", disse Mohammed Al Gergawi, ministro de Assuntos do Gabinete dos EAU e presidente da Comissão de Inovação Nacional dos EAU.

O prédio estará localizado próximo do "'Museu do Futuro", inaugurado no início deste ano em Dubai, e servirá como a sede temporária para seus funcionários. Contará com uma área de aproximadamente 2.000 pés quadrados, será impresso camada por camada, utilizando-se uma impressora 3D de 20 pés de altura e montado no local em algumas semanas. Toda a mobília, detalhes e componentes estruturais do interior serão também construídos utilizando a tecnologia de impressão 3D. Este será o mais avançado edifício impresso em 3D completamente funcional já existente.

O projeto é a primeira grande iniciativa do "Museu do Futuro" e faz parte de uma parceria entre Dubai e WinSun Global – uma joint venture entre a WinSun, uma empresa chinesa de tecnologia de impressão 3D e investidores internacionais – juntamente com as firmas Gensler, Thornton Thomasetti e Syska Hennessy que são empresas do setor de arquitetura e engenharia.

O design é baseado em pesquisas aprofundadas sobre os requisitos dos ambientes de trabalho no futuro e representa o último conceito em design de ambientes de trabalho. O espaço é aberto e flexível, permitindo uma variedade de usos e tamanho de equipes, e aproximará profissionais, membros da comunidade e especialistas através de uma combinação de eventos públicos e privados. Contará também com uma pequena instalação para fabricação digital e um espaço para exposição de impressão 3D.

O projeto marca o início de uma importante transformação nos setores de construção e design, a transição para a impressão 3D e a fabricação digital. Embora já extensamente testada em laboratórios, a tecnologia da impressão 3D está rapidamente atingindo seu total desenvolvimento.  Este projeto será a estrutura em impressão 3D mais avançada já construída nesta escala e a primeira a ser posta em uso.

Os especialistas estimam que a tecnologia de impressão em 3D pode reduzir o tempo de produção por volta de 50 a 70%, reduzir os custos de mão de obra de aproximadamente 50 a 80% e economizar entre 30 e 60% no desperdício em construções. Esta economia gera produtividade aprimorada, maior retorno econômico e um aumento de sustentabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.