Estudo revela vulnerabilidades em softwares de carros conectados

0

Atualmente, a maioria das funções veiculares, como direção, aceleração, frenagem, partida remota, e até mesmo abertura e fechamento das portas, são controlados por softwares integrados com atuação dentro e fora do automóvel. Estes softwares possuem milhões de linhas de códigos, as quais estão vulneráveis à atividade de cibercrimosos.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela FireEye iSIGHT Intelligence em parceria com a Mandiant, empresa do Grupo FireEye, os fatores externos mais vulneráveis são: comunicação entre veículos, acesso às redes wi-fi, prevenção de colisões e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS, sigla em inglês).

Internamente, os aspectos mais frágeis são: central de operação eletrônica (ECUS, sigla em inglês), acesso sem chave, diagnóstico de bordo (OBD), controle de temperatura e sistema de telecomunicações, formado pelo sistema de áudio, GPS, lista de contatos, navegador de internet e porta USB.

A pesquisa também destaca as cinco principais ameaças aos proprietários de carros equipados com sistemas de conectividade e mais sensíveis aos ataques de hackers. São elas:

  • Acesso físico não autorizado ao veículo: ciberatacantes exploram brechas nas tecnologias de conectividade do veículo para obter a entrada não autorizada ao sistema;
  • Roubo de informações pessoais: a coleta de informações de identificação pessoal (PII, sigla em inglês), funciona como um vetor maior, visando obter informações mais específicas deste usuário, como destinos de viagens e acessar até suas movimentações financeiras;
  • Manipulação deliberada da operação: capacidade de sequestro remoto, quando agentes mal-intencionados passam a comandar os sistemas de controle de um veículo e podem, assertivamente, provocar uma colisão e possíveis ferimentos ao condutor e ocupantes do veículo;
  • Utilização de veículos como unidades de controle para apoiar atividades maliciosas: considera-se que as ameaças cibernéticas enxergam o automóvel como canal para ataques maliciosos;
  • Extorsão mediante infecção de ransomware: é o malware atual mais recorrente à ataques individuais visando o pagamento de resgate para obtenção dos dados roubados de volta. Estima-se que milhares de dólares possam ser pagos para recuperar o controle de um veículo infectado.

Conclusão

Com o aumento dos riscos aos proprietários de veículos conectados, as fabricantes de automóveis não só precisam garantir a segurança operacional tradicional, como também devem assegurar proteção às operações dos veículos e privacidade do motorista. Isto requer um entendimento mais profundo, ainda em estudo, no que tange à natureza das ameaças e vulnerabilidades em rápida evolução, bem como a construção de medidas de segurança proativa para minimizar as ameaças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.