Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Intel, BMW e Mobileye firmaram acordo para desenvolver carros autônomos

Intel, BMW e Mobileye firmaram acordo para desenvolver carros autônomos

0
Publicidade

A BMW, Intel e a israelense Mobileye NV firmaram acordo para desenvolver veículos autônomos, por meio da combinação do know-how da montadora alemã na fabricação de carros de luxo, da tecnologia de chips da gigante dos semicondutores e do software para carros autônomos da Mobileye. Segundo as empresas, o plano é ter automóveis autônomos em linha de produção até 2021.

As três empresas não estão sozinhos na corrida para introduzir tecnologias para veículos sem motorista. A General Motors, a fabricante de carros elétricos Tesla Motors e também o Google estão competindo para sair na frente na oferta de carros autônomos. Aliás, a Mobileye, que desenvolve software e componentes que ajudam a evitar colisões, já trabalha com a GM e a Volkswagen.

Em comunicado, a BMW disse que “o objetivo da parceria é desenvolver soluções que permitam ao motorista não só tirar as mãos do volante, mas também desviar o olhar ou a atenção da via para fazer algum trabalho ou atender um telefonema”. “Juntamente com a Intel e a Mobileye, a BMW irá desenvolver as soluções necessárias e sistemas inovadores para a condução do carro totalmente automatizada”, disse a montadora de automóveis.

Com a queda nas vendas de chips usados em computadores pessoais, a Intel tem procurado novos nichos de mercado e o segmento de semicondutores para a indústria automobilística é mais uma fonte de receita. Tanto que, em maio, ela anunciou a aquisição da empresa russa Itseez, que desenvolve software e serviços para sistemas de assistência ao motorista. Na parceria, a Intel está contribuindo com ativos de computação, conectividade, segurança e proteção, segundo informou em nota.

Para a Mobileye, o acordo é um oportunidade para disseminar seu sistema EyeQ5 e sua tecnologia Road Experience Management (REM) para fornecer localização precisa. Intel está contribuindo ativos de computação, conectividade, segurança e proteção, disse que a empresa EUA.

Já a BMW disse que planeja tornar seu modelo iNEXT a base de sua estratégia de condução autônoma, tanto nas rodovias como nas cidades, para o compartilhamento de transporte totalmente automatizado.

As empresas também estabeleceram um cronograma para a criação de uma plataforma baseada em padrões abertos para carros autônomos. A plataforma estará disponível para outros fabricantes de carros e indústrias, disse a BMW.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile