Produção de equipamentos de informática e eletrônicos sobe 4,3% em maio, mas perdas no ano estão em 29,8%

0

A produção industrial de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos subiu 4,3% em relação ao mês de abril deste ano. Porém, na comparação com igual mês do ano anterior, o resultado é de queda de 17,5%, de acordo com dados da pesquisa do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, 1º.

No acumulado de janeiro-maio, frente a igual período de 2015, o setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos despencou 29,8%. De acordo com o instituto,  as maiores retrações foram observadas na produção de televisores, telefones celulares, computadores pessoais portáteis (laptops, notebooks, tablets e similares), transmissores ou receptores de telefonia celular, monitores de vídeo para computadores, rádios para veículos automotores, receptor-decodificador de sinais de vídeos,computadores pessoais de mesa (desktops), placas de circuito impresso montadas para informática, impressoras multifuncionais, rádios e gravador ou reprodutor de sinais de áudio e vídeo (DVD, home theater e similares).

No geral, a produção industrial nacional ficou estável (0%) em maio frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após assinalar resultados positivos em março (1,4%) e abril (0,2%). Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou queda de 7,8% em maio de 2016, 27ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e mais elevada do que a observada em abril último (-6,9%).

No índice acumulado para os cinco primeiros meses de 2016, o setor industrial assinalou redução de 9,8%. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, com a queda de 9,5% em maio de 2016, praticamente repetiu o recuo de 9,6% registrado nos meses de março e abril de 2016, quando mostrou a perda mais intensa desde outubro de 2009 (-10,3%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.