Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Produção de equipamentos de informática e eletrônicos sobe 4,3% em maio, mas...

Produção de equipamentos de informática e eletrônicos sobe 4,3% em maio, mas perdas no ano estão em 29,8%

0
Publicidade

A produção industrial de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos subiu 4,3% em relação ao mês de abril deste ano. Porém, na comparação com igual mês do ano anterior, o resultado é de queda de 17,5%, de acordo com dados da pesquisa do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, 1º.

No acumulado de janeiro-maio, frente a igual período de 2015, o setor de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos despencou 29,8%. De acordo com o instituto,  as maiores retrações foram observadas na produção de televisores, telefones celulares, computadores pessoais portáteis (laptops, notebooks, tablets e similares), transmissores ou receptores de telefonia celular, monitores de vídeo para computadores, rádios para veículos automotores, receptor-decodificador de sinais de vídeos,computadores pessoais de mesa (desktops), placas de circuito impresso montadas para informática, impressoras multifuncionais, rádios e gravador ou reprodutor de sinais de áudio e vídeo (DVD, home theater e similares).

No geral, a produção industrial nacional ficou estável (0%) em maio frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após assinalar resultados positivos em março (1,4%) e abril (0,2%). Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou queda de 7,8% em maio de 2016, 27ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e mais elevada do que a observada em abril último (-6,9%).

No índice acumulado para os cinco primeiros meses de 2016, o setor industrial assinalou redução de 9,8%. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, com a queda de 9,5% em maio de 2016, praticamente repetiu o recuo de 9,6% registrado nos meses de março e abril de 2016, quando mostrou a perda mais intensa desde outubro de 2009 (-10,3%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile